Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Dojo IFRS: A Experiência do Campus Sertão com as Artes Marciais
Victor Borges dos Santos, Larissa Wagner Zanella, Leandro da Silva Friedrich, Márcio Luis Vieira, Affonso Manoel Righi Lang, Luiz Valerio Rossetto

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Vivemos em um mundo individualista com uma realidade em constante transformação que, por muitas vezes, acaba por deixar o indivíduo em situações conflituosas, como se não soubesse que rumo tomar. Nesses momentos, o conhecimento de alguma filosofia da cultura oriental, mais centrada no ser humano, pode auxiliar a resolver esses conflitos.  Para além das razões normais que levam uma pessoa a escolher uma arte marcial (AM), como a autodefesa, existem outras razões para treinar como, por exemplo, melhorar a autoconfiança, concentração, força de vontade, imaginação, força de decisão, análise, planejamento, liderança, observação, inteligência e a organização para alcançar objetivos, sendo que, essas mudança emergem no decorrer dos treinamentos. O objetivo deste projeto foi analisar as percepções dos estudantes praticantes de AM’s no IFRS-Campus Sertão como ferramenta para melhoria da qualidade de vida e do processo de ensino-aprendizagem. O projeto iniciou no Campus Sertão com a prática do Karate-Do no ano de 2017 e teve incorporado o Jiu-jitsu no ano de 2023. O projeto conta com duas turmas de 16 alunos/servidores (uma para cada AM) e tem treino uma vez por semana, em um espaço específico do Campus, que conta com tatames revestindo o piso. A análise das percepções foi realizada através da aplicação de um questionário on-line, sem identificação dos respondentes, com 10 questões abertas e fechadas - usando a escala Likert, variando de 1 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente). Dos estudantes que treinam AM´s, 71,87% (23 estudantes) responderam ao questionário, sendo que menos da metade (44,4%) afirmou já conhecer alguma AM. Em relação a acreditar que praticar uma AM melhorou a autoestima e o entrosamento com os colegas e amigos no Campus, 100% (notas entre 8 e 10) concordaram, 73,91% afirmaram que a prática de uma AM tinha alguma relação com o seu  comprometimento com os estudos e 91,3% observaram uma melhora no desempenho nos estudos após começar a praticar uma AM. Destes, 100% afirmaram que passaram a se preocupar mais com a qualidade de vida, saúde, alimentação e prática de exercícios após começar a participar das aulas do projeto, assim como 95,68%, havendo possibilidade, pensam em continuar praticando uma AM após se formarem no IFRS-Campus Sertão.  Ao analisarmos os Parâmetros Curriculares Nacionais, os mesmos afirmam que os educandos devem ser capazes de: participar de atividades corporais, manter atitudes de respeito e repúdio às práticas de violência contra o outro, aprender com a diversidade cultural de maneira plural, desenvolver a capacidade de análise crítica, etc. É nesse contexto que a prática de AM´s pode tornar-se uma excelente aliada no desenvolvimento holístico do educando, pois em seu cerne tem a formação do caráter e da pessoa como objetivo.

Palavras-chave


Jiu-jitsu; Karate-Do; Qualidade de vida.

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