Última alteração: 16-12-2023
Resumo
O projeto intitulado LABPED - Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas dá continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior e possui fomento dos editais do IFRS nº 01/2023 e nº 12/2023. Trata-se de um projeto de caráter indissociável, unindo ensino, pesquisa e extensão, e tem como objetivo proporcionar um ambiente tanto virtual quanto físico dedicado a criação de experiências educacionais com ênfase na formação de estudantes do IFRS Campus Farroupilha do curso de Pedagogia e de professores da Educação Básica. Neste ano de 2023 iremos explorar o recorte das “Aprendizagem na Educação 4.0”. A aprendizagem 4.0 é uma nova lente educativa que consiste em uma aprendizagem horizontal e acessível, ligada à Quarta Revolução Industrial. Deste modo, tem-se a inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas através de metodologias diversificadas e ativas, em que o discente é o protagonista de sua aprendizagem. Todavia os métodos tradicionais não são completamente deixados de lado, mas sim são interligados fazendo com que as tecnologias sejam ferramentas na prática pedagógica. Tais presenças tecnológicas, também, possibilitam aos docentes (re)pensar em suas práticas de ensino, buscando assim a intencionalidade pedagógica, fazendo com que a aprendizagem seja mais atraente e significativa para os estudantes. A pesquisa sustenta-se na metodologia da Pesquisa (de)Formação, que é uma abordagem qualitativa e teórico-metodológica, na qual a pesquisa é conduzida enquanto novos conhecimentos são construídos, uma vez que os participantes colaboram com a pesquisa na produção de novos saberes através de espaços de formação continuada. Em nosso projeto, o viés da formação continuada, se dá através da oferta de uma atividade de extensão de vinte horas, a ser realizada entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Como resultados preliminares, apontamos que o LABPED tem se mostrado um espaço potente e significativo para o desenvolvimento e compartilhamento de diferentes experiências educativas e formativas, de modo que o conhecimento seja produzido horizontalmente entre todos os que participam.