Tamanho da fonte:
Web rádio Hélio Pomorski : interligando profissionais das rádios comunitárias da região do Alto Uruguai.
Última alteração: 20-02-2024
Resumo
Esse projeto de extensão cada vez mais mostra-se importante para apostar no protagonismo dos estudantes, na relação com a comunidade externa, crescendo socialmente entre os discentes do IFRS. O desafio principal é construir meios para criar conteúdos próprios, facilitar a relação com as rádios comunitárias e incentivar a música no IFRS. Nesse sentido, a Web Rádio Hélio Pomorski vem atuando em duas principais frentes que são seus objetivos: a criação de conteúdos para redes sociais, compartilhada com as rádios comunitárias e o incentivo à música dentro do IFRS. A metodologia se utiliza de aplicações gratuitas na criação e gerenciamento digital para o desenvolvimento, a edição e publicação de conteúdos através de um par de computadores e de headsets, além da realização de oficinas semanais para incentivar a música. Essas oficinas são realizadas com alguns equipamentos como quatro violões, uma guitarra, um teclado e um carron. Para editar são necessários programas como o Audacity e as gravações são realizadas no estúdio acusticamente preparado. Publicamos nossos materiais nas plataformas: Youtube, Spotify, Instagram, TikTok, Facebook e Blogger. Até agora, foram publicados mais de 15 transmissões ao vivo da 8ª edição dos Jogos do IFRS e seis publicações de podcasts, são eles: Entrevista com o Grêmio e Diretório Central de Estudantes (DCE) do IFRS Campus Erechim, conversa sobre a visita ao Arquivo Histórico de Erechim, ensaio aberto da Orquestra de Erechim, relatos sobre o 8° Jogos do IFRS, respira fundo: um podcast sobre ansiedade e Extensão em diálogo com a PROEX. Além disso, o projeto assumiu a responsabilidade da 2ª mostra cultural dentro do V Workshop de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade. Os resultados são parciais, no entanto, é possível afirmar que o espaço da Web Rádio torna-se cada dia mais acolhedor, disponibilizando instrumentos musicais e um local que também é pedagógico. Um exemplo é a utilização dele por um grupo de estudantes do Primeiro Ano do curso Técnico em Design Gráfico para gravação de um podcast como trabalho de Educação Física. Nesse sentido, concluímos que, além da criação de conteúdos, divulgar eventos do IFRS, manter relação com as rádios comunitárias e incentivar a música, também está servindo de ferramenta pedagógica.
Palavras-chave
Web rádio, Podcasts, Rádios Comunitárias
Texto completo:
PDF