Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Vida Vôlei: Fomentando o aprendizado para além das quadras
Davi Aguiar Silva, José Antonio Bicca Ribeiro, Wesley Fonseca de Oliveira, Simone de Araújo Spotorno Marchand, Elisabete Bongalhardo Acosta

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O “Projeto Vida Vôlei”, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande, tem como objetivo principal promover a integração e o aprendizado dos alunos provenientes de variados cursos e diferentes faixas etárias através do esporte. Em 2023, está no seu segundo ano de execução e, ao todo, são atendidos pelo projeto cerca de 80 alunos que foram divididos em uma turma de iniciação à modalidade do voleibol e outra de aperfeiçoamento. O mesmo conta com a participação de dois bolsistas voluntários e acontece sob a orientação dos docentes da área da Educação Física da instituição, sob a forma de dois encontros semanais. Tal fato permite a vivência de elementos sistematizados e inerentes à prática esportiva, levando em consideração suas competências individuais e experiências prévias, com o adicional propósito de fomentar o aprimoramento de suas habilidades. O impacto deste projeto transcende o desenvolvimento de aptidões esportivas, pois ele também confere um sentimento de pertencimento e identidade ao estudante do IFRS, enquanto integra elementos recreativos que, além da prática esportiva, proporcionam uma valiosa experiência de convívio social. Após a condução de uma anamnese ao término do primeiro semestre de atividades, constatamos que a motivação dos alunos é diversificada. Um número significativo de estudantes encontra motivação no seu apreço pela modalidade esportiva e no desejo de aperfeiçoar suas habilidades fundamentais, assim como na busca pelo lazer. Adicionalmente, uma considerável parcela dos alunos encontra motivação nas relações sociais que desenvolvem durante as aulas do projeto. Além disso, outra parte expressiva dos alunos é motivada pela preocupação com sua saúde e bem-estar. Para os estudantes que assumem a responsabilidade de bolsistas voluntários, essa experiência representa uma oportunidade significativa para aprimorar seus conhecimentos e competências profissionais. Isso acontece por meio de sua ativa colaboração com os docentes envolvidos no projeto, o que facilita o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades na elaboração e execução das aulas, na gestão do ambiente de trabalho e na realização das atividades. Durante o ano de 2023, além do grande engajamento e procura dos alunos pelo projeto, observamos uma melhora notável nos participantes em relação aos aspectos do voleibol, incluindo habilidades e conhecimento tático. Alguns alunos, inclusive, tiveram a oportunidade de competir na 8ª Edição dos Jogos Internos do IFRS (JIFRS) em Sertão/RS, conquistando medalhas nas competições de voleibol. No segundo semestre, estão previstas ações de integração com outros campi e escolas parceiras na cidade de Rio Grande, reforçando ainda mais a relevância deste projeto, reconhecendo o esporte, na figura do voleibol, como uma prática amplamente disseminada e um fenômeno sociocultural.

Palavras-chave


Educação Física; Esporte; Ensino.

Texto completo: PDF