Tamanho da fonte:
Preservação de fontes digitais da educação profissional e tecnológica brasileira: os relatórios de gestão (1999-2014)
Última alteração: 22-12-2023
Resumo
A preservação de documentos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT) é uma ação importante para entendermos o processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Através desses registros, podemos acessar diferentes culturas escolares existentes e as transformações que ocorreram a partir da passagem dos CEFETs, EAFs e outras unidades da rede federal para uma nova institucionalidade dos IFs. Sendo assim, o objetivo deste estudo, com apoio da bolsa PIBIC-EM/CNPq, é analisar, recuperar e preservar fontes históricas digitais e natodigitais das instituições da RFEPT: para isso, priorizou-se os relatórios de gestão, importantes documentos que contém informações socioeconômicas, administrativas e das atividades de ensino, pesquisa e extensão de cada instituição, tendo em vista que permitem observar sua identidade e sua organização escolar, sua relação com a comunidade externa e os recursos que dispõe para suas atividades. Esses arquivos são localizados a partir de antigos e atuais sites institucionais e repositórios digitais, sendo em alguns casos acessíveis com apoio de ferramentas/sites especializados, considerando o período dos anos de 1999 a 2014 para o prospecção desses registros. É reconhecido que, mesmo se tratando de um período de tempo relativamente recente, muitos desses arquivos digitais se encontram de difícil acesso ou mesmo perdidos - um reflexo do dinamismo dos meios digitais, já que as instituições acabam por não priorizar o passado, selecionando ou eliminando documentos que já não atendam os objetivos originais de informação. A partir da História da EPT e da História Digital, é possível constituir um lugar de memória para preservação e disponibilização de acervos da RFEPT, o repositório institucional do NuMem/IFRS. Esse acervo será o destino dos Relatórios de Gestão encontrados por esse estudo. Portanto, a coleta e organização desses materiais é fundamental para assegurar fontes acessíveis para a História da EPT do Brasil, contribuindo para estudos e divulgação da história e memória da rede ao grande público.
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica; História Digital; Preservação de arquivos
Texto completo:
PDF