Tamanho da fonte:
NAPNE com AFETO: Experiências de diálogos e aprendizagens com a comunidade externa
Última alteração: 20-02-2024
Resumo
O Projeto de Extensão “NAPNE com AFETO: Acolhimento, Formação, Estudos, Tensionamentos e Olhares para a Educação Inclusiva” foi criado a partir do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS-Campus Feliz. O objetivo de suas ações é sensibilizar a comunidade escolar e externa a respeito da importância da educação inclusiva e também, oferecer possibilidades formativas acerca do público-alvo da Educação Especial. Isso tudo a fim de contribuir para que cada estudante tenha direitos com relação às suas necessidades, independente de habilidades, origens, condições físicas e/ou cognitivas, o que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O projeto oferece ações formativas de conversas e reflexões, tendo no total quatro ações propostas: “LER: Leituras, Estudos e Reflexões sobre Educação Inclusiva” como momentos de discussão sobre textos que abordam a inclusão escolar; “Roda de conversa ACOLHER: Acolhimento, Compartilhamento de saberes, Orientação, Legitimidade, Hospitalidade, Experiências e Reflexões”com diáogos sobre os desafios presentes no contexto escolar, pensado sob perspectiva da educação empática e inclusiva; “InFormação Docente: palestras e oficinas sobre a Educação Inclusiva”, que realiza ações formativas com educadores/as em escolas da região; e o “Cine NAPNE: A diversidade e a inclusão na tela”, que apresentou sessões de filmes como: “Colegas”, “Shrek”, “O Rei Leão”, “Valente”, “Hoje eu quero voltar sozinho”, todos de acordo com as necessidades e faixa etária da plateia, conforme indicado pelas instituições participantes. Em um dos Cines, contamos com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), pois era um tema a ser abordado. Também realizamos quatro atividades da ação “InFormação Docente” com os/as educadores/as da rede municipal de Vale Real-RS, abordando temas como: Educação Inclusiva, Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), Plano Educacional Individualizado (PEI), Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Ensino Colaborativo. Para a ação LER, estão previstos cinco encontros online com a discussão de textos sobre as temáticas da Educação Inclusiva, de acordo com o cronograma pré-estabelecido e que contará com a participação de educadores de diferentes instituições. Com relação ao ACOLHER, estamos na fase de planejamentos, tendo em vista a realização de duas atividades até a finalização do projeto. Nessas ações, os estudantes possuem a centralidade e são tidos como protagonistas, tendo valorizados seus sentimentos, interesses, dificuldades e relações de convívio. Considera-se que esse projeto de extensão possa contribuir para o aprimoramento das políticas e práticas educacionais, visando na construção de um ambiente de aprendizagem verdadeiramente inclusivo, onde cada aluno seja respeitado, ouvido e possa atingir seu pleno potencial.
Palavras-chave
Educação Inclusiva, Sensibilização, Acolhimento
Texto completo:
PDF