Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A REVISÃO SISTEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSINO MÉDIO E JUSTIÇA SOCIAL
Fernanda Dos Santos Sehn, Luciano Nascimento Corsino

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


Introdução: Como fruto de um processo de lutas políticas e sociais, no ano de 2003 surgiu a lei 10.639/03, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todo o currículo nacional. A lei procura atender a necessidade de construção de uma educação antirracista, sobretudo, uma educação que produza efeitos concretos na construção de uma práxis pautada na justiça social capaz de transgredir os efeitos de discursos fundamentados em uma perspectiva colonizadora, heteronormativa, elitista e adultocêntrica que reproduzem uma cosmovisão europeia, a qual produz implicações na educação física escolar e, ao mesmo tempo, é constituída por elas. Ao considerar esse contexto, este projeto se articula com os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude (GEPEA/IFRS), que tem atuado numa perspectiva indissociável em que a promoção de projetos de ensino, pesquisa e extensão se configura como lócus privilegiado de trabalho em que o desenvolvimento local, regional e nacional no que se refere à justiça social e o ensino médio, juntamente com a pesquisa como princípio educativo adquirem centralidade. Dessa forma o objetivo desta pesquisa é identificar e classificar a produção acadêmica sobre justiça social e educação física escolar no ensino médio entre os anos de 2013 e 2023.

Metodologia: Trata-se, portanto, de uma pesquisa que teve como metodologia uma revisão sistemática de literatura nos programas de pós-graduação, por meio de levantamento no banco de teses e dissertações da CAPES, considerando o período entre 2013 e 2023, tendo em vista que os trabalhos publicados antes de 2013 não estavam disponíveis para download. A revisão sistemática é um processo de levantamento bibliográfico organizado em etapas específicas, como a definição dos descritores, a busca na base de dados, a exclusão dos trabalhos duplicados, leitura dos resumos para identificar os trabalhos que não contemplam o tema escolhido e finalmente a classificação dos temas.

Resultados e discussão: Após o levantamento inicial, foram encontradas 195 publicações, considerando 16 teses de doutorado e 179 dissertações de mestrado. Dentre os 195 trabalhos encontrados, 50 foram desconsiderados porque a plataforma não disponibilizou aqueles que foram publicados antes de 2013.

Considerações finais: Como a pesquisa ainda está em desenvolvimento, ainda não temos todos os dados para análise, no entanto, até o momento identificamos que a revisão sistemática de literatura pode ser um importante instrumento de levantamento de dados para a produção de conhecimento sobre a relação entre educação física escolar, justiça social e o ensino médio. Como próximo passo, faremos a leitura dos títulos e resumos a fim de excluir os trabalhos duplicados, bem como identificar e produzir categorias para posterior análise das discussões evidenciadas nas pesquisas.



Palavras-chave


Ensino médio; justiça social; cultura corporal de movimento; juventude;

Texto completo: PDF