Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Tabela periódica de minerais
Caio Blauth Buchmann, Cínthia Gabriely Zimmer

Última alteração: 20-02-2024

Resumo


A teoria da aprendizagem significativa pressupõe que a construção de novos conhecimentos ocorre inicialmente por meio de informações já presentes na estrutura cognitiva do aprendiz, os quais são denominado de subsunçores. Quando utilizados de forma articulada ao ensino, eles facilitam o aprendizado. Nesse sentido, está em desenvolvimento um expositor contendo minerais de diferentes cores, grupos e classificações, os quais tem por objetivo dar sentido aos conteúdos abordados no estudo de diversos conceitos da área da química. Os minerais são compostos inorgânicos formados pela combinação de vários elementos químicos que influenciam diretamente nas propriedades, forma cor e brilho, e que acabam por despertar grande interesse e curiosidade. Tendo como base que em algum momento da vida já tivemos contato com minerais, ao explorar temas como estrutura química, reconhecimento dos elementos da tabela periódica, substâncias puras, misturas, fases, funções inorgânicas, cristalografia, aspectos históricos e aplicações na vida cotidiana, os minerais podem ser utilizados como exemplos físicos e visuais. Para tanto, foram adquiridos 120 minerais de composição conhecida e cada um foi catalogado com seu nome científico, macrografias e micrografias. Foi feita uma revisão abrangente da literatura de cada um, com ênfase em tópicos como composição, classificação e ocorrências, esta que se encontra em fase avançada de conclusão. Essas informações estão sendo armazenadas em um site e estão disponíveis como recurso de referência para a comunidade de dentro e fora do campus Feliz. Através do desenvolvimento deste material didático espera-se que os alunos se interessem em aprender conceitos químicos e sejam capazes de reconhecer conceitos químicos através de suas propriedades e aplicações na vida diária.



Palavras-chave


Minerais; ensino de química; aprendizagem significativa

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