Tamanho da fonte:
Ações extensionistas do Projeto Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+
Última alteração: 20-02-2024
Resumo
LGBTQIA+ é o movimento político e social que defende a diversidade de gênero e sexualidade e busca mais representatividade social e direitos para a comunidade (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual, e mais outros grupos e variações de sexualidade e gênero). Visando descriminalizar essa pauta e minimizar a falta de informação e preconceito sofridos pela comunidade LGBTQIA+, em inúmeros ambientes sociais, o Projeto de Extensão Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+ (OHT-LGBTQIA+) desenvolveu a ação “Projeto Origens vai à Escola”, objetivando, principalmente, falar do tema da diversidade e de caminhos para a desconstrução do preconceito e construção de atitudes que respeitem a pluralidade social, sobretudo a diversidade sexual e de gêneros. Trata-se de uma iniciativa que busca promover espaços de escuta, de discussão e de esclarecimento no ambiente de escolas públicas estaduais e, eventualmente, em outras redes de ensino, em Caxias do Sul, por meio de rodas de conversa; apresentação de slides que trazem os conceitos básicos sobre gênero/sexualidade e sobre a história do movimento LGBTQIA+; e o desenvolvimento de dinâmicas para sistematização do aprendizado. Além desta ação, o Projeto participa do Portas Abertas, do Campus Caxias, que tem como objetivo mostrar os cursos ofertados e as atividades de ensino, pesquisa e extensão para futuros ingressantes e familiares. Nesse evento, o projeto OHT-LGBTQIA+ faz uma breve apresentação das suas atividades e convida a comunidade a pensar sobre a importância das questões de gênero serem desnaturalizadas e problematizadas no ambiente escolar visando promover um ambiente acolhedor para todos que vivenciam a escola e para a construção de uma sociedade mais diversa e com mais equidade. Por fim, avaliamos de forma positiva as ações extensionistas realizadas uma vez que a adesão está sendo satisfatória e o retorno dos participantes, na avaliação realizada após cada atividade, tanto nas escolas como no Portas Abertas, nos indicam que proporcionar o diálogo sobre questões de gênero, além de ser extremamente necessário, é uma necessidade da juventude. As avaliações falam, também, do forte vínculo gerado entre os participantes. Portanto, pode-se concluir que o projeto vem cumprindo seus objetivos pois tem fomentado debates, conscientização e ajudado a semear o respeito à diversidade sexual e de gênero no ambiente interno do IFRS - Campus CAxias do Sul e, principalmente, na comunidade externa.
Palavras-chave
Ações; Escolas; Diversidades