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Grupo de estudos em Biologia: produção de materiais didático-pedagógicos como estratégia de aprendizagem - subprojeto 1
Kaylane Costa Irigon, Cristina Copstein Cuchiara, Rafaela Gonçalves Oliveira, Giovana Avencurt Leitzk

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O ensino de Biologia vem se fortalecendo e solidificando, conquistando respeito e reconhecimento em âmbito nacional. No entanto, frente a obstáculos, como o que ocorreu durante a pandemia por coronavírus, suspensão de atividades presenciais e ensino remoto, os educandos, preocupados com a continuidade do aprendizado e, consequentemente, com o exame nacional do ensino médio (ENEM), se tornaram protagonistas do seu próprio processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, observou-se a necessidade da formação de um grupo de estudos, com produção de material pedagógico específico com finalidade de: simplificar a maneira utilizada em livros didáticos; fornecer uma ordem correta dos conteúdos programáticos da grande área da Biologia; buscar uma padronização que facilite a leitura e os estudos em meio digital e auxiliar discentes com baixo desempenho acadêmico. Pensando nisso, o presente trabalho, desenvolvido por bolsistas, tem por objetivo a criação de um ambiente de estudos para a elaboração de material didático-pedagógico voltado à melhoria do processo ensino-aprendizagem e ao reforço escolar das aulas teóricas das disciplinas de Biologia desenvolvidos com os conteúdos programáticos presentes nos PPC (planos pedagógicos de curso) dos cursos técnicos – modalidade Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande. Para tanto, como a Biologia é uma ciência ampla e diversificada, os conteúdos foram divididos em três partes denominadas de subprojetos, sendo assim, o ano de 2023 foi destinado a desenvolver o subprojeto 1 com metodologia de trabalho que contempla 3 etapas. Na etapa 1, com base em livros didáticos, estão sendo criados resumos simples nos quais o grupo analisa, seleciona e transcreve o conteúdo de forma compreensível ao estudante. A etapa 2 está sendo realizada a padronização e a montagem do material, utilizando o aplicativo Canva. Nessa etapa, o grupo busca designs minimalistas, limitando a maior compreensão do estudante, sem informações exageradas que possam prejudicar o foco do mesmo e com ordem de seguimento do conteúdo em unidades e capítulos destacados na formatação do layout. A etapa 3 contempla a elaboração das ilustrações científicas originais de acordo com o material teórico e com auxílio do software de desenho digital Krita, com o intuito de permitir melhor visualização para o aluno do conteúdo elaborado. Portanto, com o trabalho ainda em desenvolvimento, o grupo de estudos destaca que a criação de materiais alternativos para o estudo da Biologia com conteúdos do ensino médio viabiliza o entendimento de forma leve, prática, objetiva e com potencial de obtenção de resultados positivos, para um maior aproveitamento de conteúdo, da qualidade do saber e do processo ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Aprendizagem; Reforço escolar; Ilustração científica.

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