Última alteração: 19-02-2024
Resumo
O projeto de extensão Ações Afirmativas em Pauta do IFRS, Campus Feliz, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, surge na medida em que há a necessidade de discutir a temática de questões étnico-raciais, não só pela obrigatoriedade da Lei 10.639, que prevê o ensino da cultura e história afro-brasileira, mas também pela ocorrência de situações racistas dentro da nossa instituição. Reconhecendo que o racismo estrutural ainda prevalece em nossa sociedade, nosso projeto visa tratar de pautas raciais garantindo práticas que evidenciem a importância e necessidade de ações afirmativas que abordem assuntos como o sistema de cotas, o reconhecimento de atitudes racistas entre suas maneiras de manifestação, a cultura afro e a valorização da mesma dentro e fora de sala de aula, sendo isso algo indispensável principalmente na localidade da Feliz, que é majoritariamente de origem germânica, e por fim, fazer a pessoa não negra perceber e (re)conhecer a importância da causa. Para efetivar o que buscamos, desenvolvemos propostas socioeducativas em parceria com a Secretaria de Educação do município da Feliz e com projetos e núcleos da nossa instituição, realizando oficinas, dinâmicas e exposição de cartazes relacionados ao tema. Dentre nossas ações, podem ser destacadas um sarau literário sobre a literatura negra e o uso da lei 10.639 em sala de aula, uma oficina para profissionais da área da educação sobre a importância da educação antirracista, uma exposição de cartazes sobre a data 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, juntamente com a leitura de poemas e textos de autoras negras para as turmas do ensino médio profissionalizante do nosso Campus, e a exposiçao de cartazes informativos sobre a cartilha “Enfrentamento do racismo no IFRS: Por uma educaçao antirracista”, sobre os tipos de racismo e o que fazer caso passe por uma situação racista dentro da nossa instituição. Notamos que através das ações que o projeto vem desenvolvendo há um maior interesse e conscientização por parte dos alunos do nosso Campus por assuntos raciais, de maneira a fazer com que estas pautas venham a assumir o seu lugar de importância, já em nossa comunidade se mostra crescente as solicitações de oficinas e dinâmicas para com professores e alunos de outras instituições, que nos próximos meses serão atendidas assim como o desenvolvimento de outras atividades com a comunidade interna. Sendo assim, é possível afirmar que o projeto contribui na transformação do nosso Campus em um local mais conscientizado e a sociedade um lugar mais justo e igualitário.