Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Conectando territórios: ENGEO e a extensão da Geografia por meio das redes sociais
Vinícius Barcellos Vieira Silveira, Rozele Borges Nunes, Gabriel da Rosa Gonçalves, Valléria Fagundes Siqueira

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O presente trabalho é vinculado ao projeto indissociáveis "Práticas de ensino, pesquisa e extensão em Geografia: vínculos da aprendizagem com os contextos familiares e comunitários dos alunos". Vigente no IFRS - Campus Rio Grande, tendo por objetivo apoiar a permanência e êxito dos alunos oriundos de grupos sociais populares, integrando conhecimentos locais, vínculos familiares e comunitários a uma educação significativa. Nesse sentido, a problemática central é buscar medidas de enfrentamento para os casos de evasão escolar, o qual é comum nos segmentos mais populares. Ademais, o projeto adota uma abordagem nas redes sociais, uma parte da extensão é realizada estabelecendo vínculos comunitários com moradores da Quarta Secção da Barra, no município do Rio Grande/RS, e promovendo a divulgação digital de conteúdo no Instagram. Essa estratégia tem como objetivo compartilhar materiais desenvolvidos pelos alunos, métodos de referência e obras literárias relacionadas à Geografia. Através dessa plataforma, o conhecimento geográfico se torna mais acessível e interativo, disponível tanto para a comunidade interna quanto externa do Campus. A relevância desse trabalho reside em sua busca por conectar o conteúdo acadêmico à linguagem cotidiana da comunidade, tornando-o mais compreensível e relevante. A metodologia adotada para alcançar esse objetivo é qualitativa. Primeiramente, ocorrem reuniões semanais dos bolsistas com a coordenadora para selecionar termos geográficos, que são cuidadosamente explicados antes de serem transformados em postagens no Instagram. Além disso, obras literárias de autores da área são estudadas, discutidas em grupo e relacionadas aos conceitos geográficos. A identidade visual da página foi planejada e segue o mesmo padrão de cores durante as postagens para atrair visualmente os seguidores. Adicionalmente, por meio da página, um formulário foi desenvolvido com o objetivo de compreender a realidade social discente e as possíveis causas e consequências da evasão dos alunos do IFRS - Campus Rio Grande. Os resultados preliminares evidenciam a receptividade positiva dos seguidores da página, manifestada através das interações nas postagens e do crescente interesse em compreender os termos geográficos. Aliás, os seguidores demonstram a aplicação prática dos conceitos geográficos em situações do cotidiano, indicando que a abordagem adotada promove uma compreensão orgânica e vinculada à comunidade. Dessa forma interliga o ensino, a pesquisa e a extensão como prática para compreender os saberes locais e valorizar a realidade dos alunos das camadas populares. Por fim, é notório que o perfil está gradualmente atingindo seus objetivos, revelando o potencial das redes sociais para disseminar o conhecimento geográfico além das salas de aula convencionais. Esses resultados parciais enfatizam a importância de uma abordagem interativa e acessível, somado ao valor da interação com a comunidade local. À medida que o projeto continua, espera-se uma contribuição para uma compreensão mais profunda e prática da Geografia para a sociedade em geral.

Palavras-chave


Extensão em Geografia; Práticas de ensino plurais; Vínculos identitários.

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