Última alteração: 22-12-2023
Resumo
Este estudo insere-se em um projeto maior que se dedica à História da Educação, da educação profissional e das relações de trabalho e educação no Litoral Norte do RS, entre os séculos XIX e XXI. Tal projeto objetiva localizar e identificar, em acervos virtuais institucionais e fontes de pesquisa sobre o Litoral Norte gaúcho, que versem sobre as referidas categorias. Este trabalho tem como objetivo sistematizar as informações localizadas nos relatórios intendenciais, localizados no Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEDOC -CEIHE), elencando os documentos do Litoral Norte disponíveis nesta base. Acerca desses documentos, considerados documentos oficiais, é observada a relação entre os intendentes de Conceição do Arroio e os investimentos realizados em relação à educação em seus anos de gestão.
Considerando isso, fazemos uso do conceito de Munakata (2019) de que a nova história da educação é analisar a política educacional no cotidiano escolar, seus efeitos, sua organização e seu impacto. Portanto, a história da educação que não queira servir somente de justificativa, precisa alargar o campo da investigação, incorporando nova documentação, novas evidências e novos indícios para além dos dados sempre acionados, observando a importância de pensar historicamente a educação.
Através desses materiais, e considerando fonte como tudo que é produzido pelos seres humanos, trazendo vestígios ou interferências (Barros, 2019), examinaremos os relatórios disponíveis de forma digital e a maneira como eles contém mais informações a respeito da educação e informações históricas do que o uso inicial que lhes foi atribuído.
Metodologicamente, optou-se por organizar os relatórios em uma tabela que possui: Identificação (número e ano do documento), tipo de documento (relatórios intendenciais, leis
orçamentárias, leis orgânicas, etc.), nome do intendente responsável, número de páginas,
informações tipográficas, município pertencente e as informações descritas no documento
que abordem a educação (onde podemos por exemplo, analisar e comparar o plano de
gasto com a educação em diferentes gestões).
No presente momento, a pesquisa encontra-se em desenvolvimento e conta com
resultados parciais mediante a sistematização das informações dos Relatórios
Intendenciais de Conceição do Arroio. Os relatórios se destinavam a apresentar os resultados das ações governamentais durante um ano, contendo também leis orçamentárias.
Martiarena e Costa (2021) apontam-nos para o fato de que a primeira constituição da Câmara de Vereadores foi formada pela elite local. Tal elite, integrada por proprietários de terra e militares, teve sua continuidade no período republicano, através de familiares. Nesse sentido, nota-se que a dualidade apontada pelas autoras, entre uma educação para as camadas populares e uma educação para as elites, que seria representada no afastamento de determinados grupos das decisões políticas, ultrapassou os limites do império e estabeleceu-se, também, nas primeiras décadas da República em Conceição do Arroio.