Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Programa de iniciação científica da OBMEP/Conexão
Laís Silva Torres, Ruana Maira Schneider, Isabelle Varaschini, Karina Marques Bianchi, Moisés Matheus Borges Gonçalves

Última alteração: 09-02-2024

Resumo


O Programa de Iniciação Científica da OBMEP/Conexão é voltado para o estudo de tópicos de Matemática e a preparação para as Olimpíadas de Matemática, no qual são trabalhados diversos assuntos relacionados à matemática. Entre os objetivos do PIC estão: a aproximação destes estudantes com o IFRS, aprofundar o conhecimento matemático por meio de resolução de problemas, incentivar o aprimoramento matemático dos professores e estimular uma articulação entre os alunos das escolas da rede pública e o Instituto Federal. A metodologia do projeto é composta de encontros quinzenais para cerca de 60 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Farroupilha e região. Nesses encontros a turma é dividida em grupos para que, em conjunto, consigam resolver os exercícios e trocar experiências. Desde o ano de 2019, o programa é ofertado no campus Farroupilha e atualmente conta com 3 turmas, de nível 1, 2 e 3, atingindo alunos do 7° ano do Ensino Fundamental ao 4° ano do Ensino Médio. Esse programa é destinado principalmente alunos que receberam prêmios na OBMEP do ano anterior entre medalhas, menção honrosa e também alunos voluntários, conforme disponibilidade de vagas. Outra atividade prevista é o encontro Conexão cujo objetivo é promover a integração entre os alunos participantes do projeto no campus Farroupilha e alunos e professores participantes do projeto em outros polos de PIC e projetos semelhantes. O encontro Conexão acontece desde 2014, e neste ano ele acontecerá na região da serra, em parceria com a UFRGS, IMPA, IFRS campus Bento Gonçalves e IFRS campus Canoas. Neste encontro, a metodologia utilizada é composta de palestras e oficinas a serem ministradas e conduzidas por professores convidados e ex alunos promovendo um espaço de integração, entretenimento e desenvolvimento cognitivo. Dentre os resultados é notável a participação dos alunos nos encontros lhes oferece maturidade acadêmica bem como desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos matemáticos, por meio de resolução de problemas, leitura e interpretação de textos, além de reforçar o interesse e incentivo com relação à área matemática. Outro resultado observado é que muitos participantes do ensino fundamental acabam ingressando como alunos do IFRS nos cursos integrados após participarem do programa. Sendo assim, todos os objetivos citados estão sendo concluídos com sucesso. Podemos concluir portanto que este projeto é de grande relevância dentro da sociedade uma vez que incentiva o gosto e interesse pela área da Matemática pelos alunos do Ensino fundamental e médio, além de aproximar os alunos da comunidade com o IFRS, servindo como forma de divulgação do curso ofertado.

Palavras-chave


OBMEP, Iniciação científica, Atividades de integração, Oficinas de Matemática

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