Última alteração: 16-12-2023
Resumo
Este trabalho é um recorte do Projeto de Ensino English Club e tem como objetivo principal trazer para reflexão crítica dentro da nossa Instituição e, em especial, no Campus Rio Grande, sobre a necessidade de uma construção de política linguística visto que a globalização e a expansão das relações comunicacionais internacionais levaram a Língua Inglesa (LI) ao patamar de língua global ou língua internacional ou língua franca, ou seja, é o idioma mais usado para tratativas comerciais, políticas, turísticas e acadêmicas. O Projeto de Ensino English Club visa oferecer um ambiente presencial e um virtual no quais os discentes do Campus podem interagir para praticarem o idioma estrangeiro, aprimorando sua proficiência na língua alvo e sua visão de mundo sobre os mais variados temas. Além da fala e da compreensão oral, são desenvolvidas as demais habilidades linguísticas como leitura e escrita, por meio de atividades multimodais elaboradas e aplicadas pela equipe do projeto, bem como monitoramento para estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado que encontram dificuldades de aprendizagem na disciplina curricular. A interface aprendizagem de língua inglesa e inclusão digital pode colaborar para que os estudantes acessem espaços diversos e desenvolvam seu letramento crítico e letramento digital. Com o andamento do projeto em 2023, sendo o terceiro ano de oferta, percebemos uma queda no interesse da comunidade acadêmica, já que tivemos pouca adesão dos estudantes. No entanto, neste ano observamos a necessidade de oferecermos também uma turma iniciante, enquanto que nos anos anteriores a procura era apenas no nível avançado. Apesar da pouca adesão, esperamos que a cultura da importância do aprendizado da LI seja disseminada e que alcance cada vez mais estudantes para que possam desenvolver sua capacidade de usar o idioma estrangeiro como meio de comunicação neste mundo globalizado. A partir dessa experiência de ensino vimos a necessidade de pesquisar a causa do pouco interesse, dado que a LI é essencial para diversos cursos técnicos do próprio IFRS e para a formação de um cidadão global nos dias atuais. Portanto, fizemos uma pesquisa de opinião para conhecer mais sobre os discentes do Campus Rio Grande (público-alvo), por meio de um questionário que foi aplicado nos intervalos das aulas e, assim, obtivemos mais de 50 respostas que serviram de insights para nos orientar para uma melhor tomada de decisão que nos ajudarão a atingir os discentes na próxima oferta do projeto de ensino.