Última alteração: 22-12-2023
Resumo
A temática deste trabalho é a permanência e o êxito de estudantes na EPT. Apresenta um recorte do referencial teórico que sustenta a investigação, abordando questões relativas ao campo da Educação Profissional e Tecnológica e Permanência e Êxito. Ainda, descreve os primeiros resultados da pesquisa, coletados por meio da análise documental relativa às Políticas de Fomento às bolsas de ensino, pesquisa e extensão no IFRS e o estado da arte realizado. O contexto da investigação será o Campus Viamão do IFRS. O problema de pesquisa busca saber qual o impacto da participação dos discentes bolsistas do Ensino Médio Integrado (EMI) nos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão para a permanência e o êxito no IFRS Campus Viamão. Para responder ao problema de pesquisa definimos como objetivo geral: analisar o impacto da participação dos discentes bolsistas nos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus Viamão na sua permanência e êxito dos estudantes do EMI no período de 2018 a 2022. Justifica-se este trabalho pela busca de compreensão sobre as possíveis articulações desses projetos e provável impacto para a permanência e o êxito dos discentes bolsistas. Neste sentido, apresentaremos, brevemente, a conceituação de Politecnia e de Permanência e Êxito. Machado (1992, p. 19), conceitua politecnia como “[…] o domínio da técnica a nível intelectual e a possibilidade de um trabalho flexível, ultrapassa um conhecimento empírico de uma formação técnica para um perfil amplo de trabalhador, consciente, crítico, criativo e autônomo”. Saviani (2007, p. 162) menciona que a politecnia implica a união entre escola e trabalho ou, mais especificamente, entre instrução intelectual e trabalho produtivo. Para o mesmo autor, “[...] dizer, pois, que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos significa afirmar que ela é, ao mesmo tempo, uma exigência do e para o processo de trabalho, bem como é, ela própria, um processo de trabalho” (SAVIANI, 2015, p. 286). Nesse contexto, a pesquisa como princípio pedagógico é capaz de provocar nos estudantes curiosidade e inquietude, proporcionando uma visão aberta de mundo, de informações e de saberes; é, portanto, produção de conhecimento (RAMOS, 2014). Para tanto, Pacheco (2020) compreende a essencialidade dessa concepção de educação profissional e tecnológica, englobando múltiplas dimensões da vida humana e buscando uma formação ampla, completa e participativa que visa superar a dualidade educacional ainda existente. Segundo Saviani (2007, p. 154) a formação integral é essencialmente produto do trabalho, compreendido como definidor do humano, pois, “[...] a essência humana é produzida pelos próprios homens. O que o homem é, é-o pelo trabalho”. Ao pensar a permanência e o êxito no contexto da EPT, podemos citar Lüscher e Dore (2011, p. 151-152), as quais mencionam que, no âmbito individual, os aspectos inter-relacionais no ambiente escolar podem promover um maior ou menor sentimento de pertença à comunidade educativa que é um dos aspectos atrelados à permanência dos estudantes. As autoras identificam a existência de “dois tipos principais de engajamento escolar: o engajamento acadêmico e o engajamento social” que se referem à “convivência com os colegas, com os professores e com os demais membros da comunidade escolar”. Nessa perspectiva, queremos verificar com esta pesquisa o engajamento dos discentes bolsistas em projetos desenvolvidos no Campus Viamão e os possíveis impactos para a permanência e o êxito escolar desses estudantes. Neste sentido, Pacheco (2022, p.2) afirma que “[…] o que reforça permanência e êxito dos educandos não são apenas as políticas vinculadas a assistência estudantil mas, principalmente, um Projeto Político-Pedagógico consistente, motivador e uma educação de qualidade”. O delineamento metodológico deste estudo é de cunho exploratório, qualitativo e de natureza aplicada. Para respondermos ao problema de pesquisa e atingirmos os objetivos propostos, adotamos como estratégias, a revisão de literatura, a análise documental, assim como a realização de entrevistas semiestruturadas. Em relação às estratégias de interpretação dos dados, empregaremos análise temática de conteúdo Bardin (2016). Considerando que “o Estado da Arte resulta em vasto acervo de diferentes tipos de pesquisas, com ênfases, graus de aprofundamento e registros diversos” (SILVA, et al., 2020, p. 2), realizamos a revisão em três etapas, considerando diferentes descritores e banco de dados. Na primeira etapa, nosso foco foi encontrar trabalhos que discorressem sobre a participação de bolsistas em projetos de ensino, pesquisa e extensão que os vinculassem à permanência e ao êxito. Com este intuito, foi consultada o Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BDTD), totalizando 21 ocorrências para os descritores (“Ensino Médio Integrado” OR EMI OR “Educação Profissional” OR “Ensino Médio Técnico”);(“Educação Tecnológica” OR EPT); (Permanência OR “Êxito Escolar”); (“Formação Humana Integral” OR “Educação Técnica” OR EPT);(“Projeto de Ensino” OR Pesquisa OR Extensão OR "Projetos Indissociáveis"); (Bolsista OR Monitor OR Extensionista), no período de 2012-2022. Depois, procedemos a exclusão de estudos repetidos, realizamos leituras dos resumos e elegemos os trabalhos que dialogavam com nossa proposta investigativa. Assim, restaram cinco trabalhos. Na segunda etapa, mantivemos o mesmo foco de busca, porém com outros descritores (“Educação Profissional” e “Educação Tecnológica” OR EPT); (Permanência OR "Êxito Escolar" OR "Sucesso Escolar"); (Evasão OR Abandono OR Desistência); ("Fracasso Escolar" OR "Insucesso Escolar"), com o intuito de verificar se havia alguma alteração substancial nos resultados. Nesta fase, obtivemos apenas sete estudos. Na terceira etapa, realizamos uma consulta ao Observatório ProfEPT para o mesmo período. Nesta etapa, obtivemos dezesseis trabalhos. Depois, realizamos a leitura dos resumos e selecionamos oito dissertações. Em síntese, a revisão de literatura relatada demonstrou poucos estudos relevantes para a nossa investigação, o que pode indicar a relevância da mesma. Também, realizamos a análise documental referente à política institucional de fomento a projetos de ensino, pesquisa e extensão. Constatamos que as bolsas desses projetos são regulamentadas pelos editais internos do campus, os quais seguem as normativas institucionais. A seleção de bolsistas ocorre a partir da publicação de editais internos com os critérios de seleção, número de bolsas e valores das mesmas, respeitando os critérios regidos pelo edital das Pró-reitorias do IFRS. As comissões internas analisam as propostas submetidas e classificam conforme critérios pré-estabelecidos pelos editais. Porém, percebemos na análise desses editais, que existem mais estudantes inscritos do que o número de bolsas ofertadas. É evidente a significativa procura por parte dos estudantes em participarem dessas ações. Então, podemos afirmar com Pacheco (2015), que o desafio que se coloca aos Institutos Federais no campo da pesquisa, do ensino e da extensão é ir além da descoberta científica, da relação de sala de aula e da relação com o meio social. Em seu compromisso com a humanidade, a pesquisa, o ensino e a extensão na EPT, devem estar presentes em todo o percurso da formação do estudante, além de colocar a produção de conhecimentos em favor dos processos locais, regionais e nacionais. Esta pesquisa visa oportunizar ao Campus Viamão: a identificação de fatores que corroborem para a permanência e o êxito dos dados gerados a partir do desenvolvimento da pesquisa; a promoção e valorização da participação dos estudantes bolsistas envolvidos nos projetos; e a verificação de quais foram as contribuições da participação dos discentes bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão no processo de suas formações na perspectiva humana integral, podendo contribuir para a permanência e o êxito de outros estudantes.
Referências:
BARDIN, Laurence; RETO. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
LÜSCHER, A. Z.; DORE, R. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/244. Acesso em: 25 abr. 2023.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Trabalho e Educação. Coletânea CBE. Mudanças Tecnológicas e a Educação da Classe Trabalhadora. Editora: Papirus; 2ª edição, 1992.
PACHECO, Eliezer. Identidade, permanência e êxito nos Ifs: a importância da Revista Thema. 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index,php./thema/article/view/2756/2007. Acesso em: 25 jul. 2023.
PACHECO, Eliezer. Desvendando os Institutos Federais: Identidade e Objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, v. 4, n.1, p.4-22, 2020. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/historia-e-politica-da-educacao-profissional/5003538 .Acesso em: 18 nov. 2022.
RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 1ª ed. Volume V. 2014.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a Natureza e Especificidade da Educação. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.7, n.1, p.286-293, 2015. Disponível em: https://periodicos.uĩa.br/index.php/revistagerminal/arcle/13575. Acesso em: 2 set. 2022.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, n.34, p.152-165, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234. Acesso em: 25 abr. 2022.
SILVA, Anne Patricia Pimentel Nascimento; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, nº 3, p. 1-12. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/37452/26636. Acesso em: 15 out. 2022.