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Desenvolvimento da Competência discursiva: por um ensino de Língua muito além da gramática
Vinícius Pinto Fondaik, Adriana Danielski Batista, Manuela Freitas da Silva

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O presente trabalho integra o projeto de ensino intitulado “O Ensino de Língua Portuguesa sob perspectiva dialógica” e busca apontar algumas considerações acerca do funcionamento dialógico da língua e do desenvolvimento da competência discursiva dos discentes. Compreende-se que todo o usuário da língua deve ser capaz de produzir discursos adequados às distintas situações comunicativas. Além disso, a perspectiva teórica adotada, a saber, a teoria dialógica do discurso, considera que todo ato enunciativo ocorre por meio de gêneros discursivos (formas de dizer). Sendo assim, as palavras tomam forma e adquirem sentido no interior de um gênero. São as palavras, materializadas em enunciados, que validam a voz do (inter)locutor e corporificam o discurso. Ou seja, é assim que se desenvolve uma língua, por meio da prática viva e significativa da palavra. Para tanto, recorreu-se aos pressupostos teóricos pautados pelo Círculo de Bakhtin, a fim de subsidiar as reflexões em torno do funcionamento discursivo da língua, que exige reconhecimento do importante papel social desempenhado pela palavra e pelo gênero. Também se fez necessário compreender o conceito de letramento, que amplia o de alfabetização e sugere que o uso efetivo da língua transcende a decodificação linguística, promovendo a desenvoltura discursiva por meio de práticas sociais de leitura, escrita e oralidade. Assim, opera-se o alargamento da compreensão de letramento com o termo competência discursiva, tendo em vista que aquele, em sua essência, não considera a oralidade. Como procedimento metodológico, foram estudados conceitos dialógicos – língua, gênero, palavra, contexto de produção e ideologia –, os quais serviram como base teórica para a compreensão do funcionamento da linguagem. A pesquisa contemplou, ainda, a investigação acerca das acepções alfabetização e letramento. Após a instrumentalização teórica, os alunos analisaram os conceitos apresentados, por meio da leitura efetiva de diversos gêneros, método que propiciou uma ampla reflexão sobre os textos e o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos discentes. Consoante aos resultados parciais, observa-se que os bolsistas, ao desenvolverem a competência discursiva, estão assumindo, gradativamente, o controle da aquisição dos saberes e da formação acadêmica. Assim, defende-se que as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade impactam significativamente o desempenho acadêmico dos discentes, uma vez que contribuem com o aprimoramento e com a qualificação do processo de ensino e aprendizagem, além de promoverem a permanência e o êxito não somente dos bolsistas como dos demais estudantes envolvidos com o projeto.


Palavras-chave


Língua; Gênero; Competência

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