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Educação, natureza humana e trabalho em Pestalozzi
leonardo inacio grazziani, Jorge de lima Brasil

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


O presente projeto de pesquisa trata-se de uma investigação teórica e bibliográfica em torno das obras do pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746 - 1827), considerado o pai da pedagogia moderna que viveu em Zurique, na Suíça, em um contexto matizado pelo pensamento iluminista, entre a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Pestalozzi, leitor de Rousseau, tornou-se conhecido por causa do seu romance pedagógico Leonardo e Gertrudes (1781), composto por quatro volumes que propunham ideias de educação integral, reforma social e política. Segundo alguns de seus biógrafos (Da Silva, 1945; Alves, 2014), Pestalozzi dedicou-se às crianças das classes populares para dar vida ao seu projeto pessoal que envolvia humanizar pela educação os pobres, tendo por pilares de sua pedagogia o amor, a educação intelectual e o trabalho. Seus escritos, muito voltados à reflexão sobre a prática educativa, fortemente marcados, em alguns casos, de uma melancólica narrativa autobiográfica, emergem de suas experiências pedagógicas. Homenageado pelo governo revolucionário francês, estribado na tríade Igualdade, Liberdade e Fraternidade, recebeu o título de cidadão honorário da França em 1792. Considerado um clássico da Educação Moderna, muito citado e pouco lido, seu legado é apropriado e circula até a contemporaneidade do pensamento pedagógico europeu e latino-americano, tendo, neste caso, muitas repercussões, nem sempre explicitadas, em experiências e projetos de educação integral e no ideário dos herdeiros do escolanovismo. O objeto de pesquisa aqui proposto consiste na concepção pedagógica de Pestalozzi sobre educação, natureza humana e trabalho, que pode ser apreendida de seus escritos enquanto fontes primárias e, para tanto, fizemos uso da pesquisa bibliográfica como técnica de investigação. As etapas da pesquisa envolvem leitura de algumas obras de Pestalozzi, fichamento bibliográfico, categorização, explicação e comentários, bem como de algumas fontes secundárias que durante o processo de pesquisa forem julgadas como pertinentes à esta investigação. Como busca metodológica de mapeamento das pesquisas na atualidade sobre o autor, utilizamos a plataforma de Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, apontando o uso do educador como reflexão primária de pensamento - discussão da própria teoria do autor - ou sua utilização secundária como processo reflexivo de algum método - como ensino de matemática. Os resultados encontrados foram doze pesquisas no Brasil, entre dissertações e teses, que fazem referência direta e discutem sobre a contribuição de Pestalozzi para a educação moderna. Isso demonstra que existe, apesar do conhecimento e da contribuição do educador para a história da educação, ainda é muito precária a busca e pesquisa de sua teoria e história, principalmente pela dificuldade do acesso e circularidade de seus escritos, que na maioria vieram para a América em Espanhol, e tendo a primeira tradução de um de seus escritos agora em 2023.

Palavras-chave


Educação, natureza humana; trabalho; educação integral

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