Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Língua Inglesa, literatura e mobilidade estudantil
Silvana Schenkel, Loiva Salete Voigt

Última alteração: 08-02-2024

Resumo


O projeto surgiu a partir de uma demanda dos próprios discentes de Licenciatura em Letras, que desejavam maior socialização de informações sobre mobilidade estudantil, como programas de intercâmbio, editais, oficinas, cursos e afins, uma vez que a aprendizagem escolar ultrapassa os limites da sala de aula. Também durante a divulgação do processo seletivo,  a comunidade local demonstrou interesse pela aprendizagem da língua inglesa e pela familiarização com o ambiente acadêmico do Instituto Federal através da possibilidade de participação em eventos/cursos/editais. Dentro os objetivos estão: oportunizar aos interessados o contato com a língua inglesa; a interação entre licenciandos e comunidade, o que atende à política de curricularização da extensão; organizar oficinas e palestras sobre literatura e aprendizagem de línguas; divulgar editais de mobilidade e ações realizadas pelo projeto e outros de interesse dos discentes e comunidade em geral. A metodologia consiste em organizar encontros no Campus Feliz para familiarização com o idioma inglês através de textos e recursos disponibilizados no Moodle e em aulas presenciais, oferecer oficinas e palestras sobre literatura, principalmente, para alunos das escolas regionais e criar uma página no Instagram para divulgação. Como resultados parciais podemos destacar que alunos e comunidade em geral demonstraram interesse pelas aulas de conversação em inglês. Dos inscritos, tivemos que selecionar trinta participantes. Tem-se a expectativa de que o projeto tenha continuação posteriormente em outros níveis de aprendizado do idioma, pois os alunos demonstram empolgação com a metodologia de ensino empregada. Também foi realizada uma oficina sobre literatura e leitura de textos literários para alunos  do Ensino Fundamental da escola pública São José que se mostrou eficaz para o incentivo de uma cultura de crítica literária entre jovens estudantes de uma escola pública. Isso contribuiu para a melhoria dos níveis de letramento literário, essencial para a formação integral do ser humano. Também destaca-se que a página no Instagram - ifrsfelizletras - tem sido um canal aberto  de comunicação com a comunidade e também uma ferramenta para contribuir com a divulgação de novos editais.


Palavras-chave


língua inglesa; literatura; mobilidade estudantil

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