Última alteração: 08-02-2024
Resumo
A utilização de aulas práticas, segundo a literatura pertinente, podem auxiliar no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos sujeitos. Permitindo dessa forma, que os estudantes aprendam a abordar objetivamente o seu mundo e a desenvolver saídas para situações que envolvam muitas variáveis. Pensando nisso, o projeto “Criação de um laminário para as práticas de ensino”, tem como objetivo confeccionar um acervo histológico de origem animal e vegetal e realizar junto com as escolas parceiras atividades voltadas ao uso do microscópio óptico. Até o momento, foram produzidas cerca de 200 lâminas histológicas, mostrando uma variedade de estruturas celulares, como asa de borboleta,abelha e Tipula, piolho e pulga doméstica, raiz de cebola (para o estudo da mitose), epiderme de Tradescantia sp. (estômatos), microplásticos,pena da ave Quero-quero, pata da aranha Caranguejeira entre outros. A partir desse material, são realizadas ações nas escolas parceiras, incentivando o uso do microscópio óptico nas aulas práticas, a fim de aproximar os estudantes na utilização desse equipamento. Até o momento foram realizadas aulas práticas com o uso do microscópio para estudantes do quarto ano do ensino fundamental e segundo ano do ensino médio sobre a importância dos fungos, permitindo a visualização de fungos do morango, aula sobre a fotossíntese para estudantes do sétimo ano do ensino fundamental possibilitando a visualização de estômatos, estrutura importante na troca gasosa,para alunos do segundo ano do ensino fundamental foi realizada uma aula sobre abelhas sem ferrão e sua importância para o meio ambiente demonstrando as estruturas das abelhas e uma aula sobre os oceanos e o impacto dos microplásticos para estudantes do quarto ano do ensino fundamental. Essas abordagens têm o intuito de auxiliar os alunos na interação com conceitos científicos e no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e reflexivo. Podendo transformar a educação em uma experiência mais significativa, contribuindo indiretamente para a formação social dos alunos. O entusiasmo e interese demonstrado pelos estudantes até agora é promissor, pois pode estimular a criatividade e a reflexão, enriquecendo ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.