Última alteração: 16-12-2023
Resumo
No dia-a-dia das salas de aula nota-se que a apresentação dos conteúdos, quando realizada de forma exclusivamente teórica, não proporciona aos estudantes uma compreensão satisfatória das informações transmitidas. Por isso, para contribuir, este projeto objetivou a construção de um laminário zoológico contendo espécimes de artrópodes e de helmintos. O material visa complementar os conteúdos teóricos apresentados pelos educadores, de forma a facilitar a demonstração da anatomia, da biologia e da vasta diversidade desses organismos animais, tornando o processo de ensino/aprendizagem muito mais envolvente e memorável. Para a realização dos objetivos, coletaram-se ectoparasitos e endoparasitos, os quais foram armazenados em solução conservante de Railliet & Henry. A confecção dos exemplares, em laminário permanente se deu a partir de processo prévio de clarificação dos exemplares, utilizando-se solução de ácido acético à 70%, dependendo da espessura do exemplar a ser clarificado, o tempo em ácido acético variou entre uma hora até uma semana. Após a clarificação, os exemplares foram identificados morfologicamente e, em seguida, colocados entre lâmina e lamínula, com solução de bálsamo do Canadá, para possibilitar uma visualização detalhada e esclarecedora dos mesmos. O laminário assim elaborado, permanecia em estufa para secagem e após secagem, uma fina camada de esmalte era adicionada nos limites da lamínula, com o intuito de vedação. Os exemplares foram classificados de acordo com seu gênero e espécie, esta última, quando possível. Acredita-se que ações como essas enriquecem o conhecimento no campo da zoologia, já que a criação do laminário, bem como as atividades relacionadas à análise de amostras e preparação de lâminas, proporcionam uma experiência de aprendizado verdadeiramente envolvente e profunda aos educados. Tem o intuito de causar um impacto positivo duradouro no ensino das ciências biológicas e na compreensão dos alunos sobre os organismos em questão, inspirando uma nova geração de cientistas apaixonados pela natureza.