Última alteração: 22-12-2023
Resumo
Este projeto de pesquisa parte da constatação da necessidade de se aprofundar o conhecimento histórico sobre contextos africanos e de que forma estes se relacionam com a História brasileira, com destaque para as relações étnicas marcadas, em ambas as situações, por um processo de colonialismo e de seus produtos, tais como, a escravização de africanos, o racismo e a colonialidade. De outra parte, pretende dar continuidade à investigação iniciada em anos anteriores, aprofundando suas análises. Propõe como objetivo geral compreender as relações existentes entre História e ficção e como as duas narrativas podem se entrelaçar para aprofundar o conhecimento do passado, a partir da leitura e análise das obras de Paulina Chiziane e de Conceição Evaristo e de uma concepção teórica não eurocêntrica. Metodologicamente, a proposta se caracteriza como qualitativa de caráter explicativo e se alicerça, nos seguintes pilares teórico-metodológicos: a) relação entre história e a literatura no âmbito das investigações históricas e análise de obras literárias de ficção; b) conhecimento produzido sob uma perspectiva não eurocêntrica: o pensamento decolonial e as epistemologias do Sul. Como o projeto se desenvolve já algum tempo e teve seus desdobramentos, podemos vislumbrar algumas repercussões da pesquisa, tais como: publicações de resultados em resumos (anais de eventos), participações em eventos acadêmicos voltados à temática dos estudos africanos e decoloniais (Semana da África da UFRGS e o Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial do Laboratório AYA/UDESC), publicação de textos em livros, além de uma profícua interlocução com o projeto LABPED: Laboratório pedagógico de experiências educativas, vinculado ao curso de Pedagogia do Campus Farroupilha. Também como desdobramento do projeto, a coordenadora desenvolve pesquisa em estágio de pós-doutoramento e há previsão de publicação de um guia de obras (resumos) de autoras e autores do continente africano publicados no Brasil e que possam contribuir para ampliar o conhecimento acerca da história recente de África.