Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Samba às Avessas
Rosemar Silva da Silva, Caroline de Castro Pires

Última alteração: 02-02-2024

Resumo


O curta-metragem aborda as histórias presentes em oito das 12 canções do álbum “Samba às Avessas”, de Pâmela Amaro, atriz, cantora e compositora porto-alegrense. O samba, prática social de resistência, herança da diáspora africana que constitui a cultura brasileira, também tradicionalmente presente no estado do Rio Grande do Sul, é apresentado a partir de memórias, afetos e valores afro-civilizatórios como matriarcalidade, ancestralidade e oralidade. “Foi a intenção que a produção resultasse em algo potente e delicado. Esse trabalho fala sobre a vida e o cotidiano da formação da artista no Sul do país”, comenta o realizador audiovisual Luis Ferreirah.

O álbum visual "Samba às Avessas", da diretora Gautier Lee, venceu como Melhor Direção na terceira edição do Festival Cinema Negro em Ação. A obra, inspirada em artistas negros brasileiros como Baco Exu do Blues e Mc Tha, também conquistou o prêmio nas categorias Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som.

"Samba às Avessas" é baseado no disco da sambista Pâmela Amaro. O projeto tem como objetivo afirmar a importância do papel dela enquanto compositora, por Pâmela acreditar que colabora na (re)construção do imaginário positivo e humanizado acerca da pessoa negra. Assim, a cantora usa a música para contar histórias e espalhar mensagens de afirmação de um futuro próspero para grupos étnicos atingidos pelo racismo. O conteúdo do filme é pautado nas experiências da Pâmela, o que culminou em um material extremamente íntimo e pessoal, exigindo de Gautier uma "delicadeza extra" para construir o projeto de forma que abrangesse todos os tópicos abordados por Pâmela.

O álbum de estreia da Pâmela Amaro, "Samba às Avessas", foi lançado em abril de 2022 e patrocinado pela Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura). O filme teve uma pré-estreia na Cinemateca Capitólio em Porto Alegre (RS), em 22 de setembro, e logo em seguida foi disponibilizado no YouTube (youtube.com/c/APamelaAmaro).

A terceira edição do Festival Cinema Negro foi realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A mostra foi realizada em formato híbrido entre os dias 20 e 27 de novembro.

 


Palavras-chave


Ancestralidade, musica, família, memórias

Texto completo: PDF