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Releituras Machadianas: dinamizando a literatura clássica
Laura Rech Gonçalves, Sheila Katiane Staudt

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


No período contemporâneo, o baixo índice de leitura é uma das principais problemáticas enfrentadas, muitas vezes resultado da falta de incentivo à leitura e o constante vício digital. Se os alunos do século XXI encontram impasses para realizar leituras atuais, tal obstáculo duplica-se quando os mesmos necessitam ler obras de séculos passados para a escola, como as de Machado de Assis, por conta da dificuldade em compreender o linguajar rebuscado característico da época. Além do mais, o uso excessivo de telas acaba fazendo com que os estudantes não tenham muito tempo, faltando espaço para inserir o hábito da leitura. Devido ao principal problema citado anteriormente, o projeto de ensino “Releituras Machadianas”, ativo desde 2016 no IFRS campus Canoas, tem como objetivo apresentar as obras do autor de “Dom Casmurro” de uma forma mais dinâmica, procurando diminuir essa barreira criada pelos alunos em relação à literatura como um todo, mas com foco na clássica. Os “Encontros com Machado”, a essencial ação do projeto, ocorre quinzenalmente durante o período de uma hora e meia nos domínios da instituição. Por meio dessa atividade, os participantes são engajados a ler um conto do autor machadiano pré-definido pela equipe, já que tais textos não possuem uma longa duração, facilitando a leitura. Após a leitura sugerida, os alunos são incentivados a debater sobre a narrativa, compartilhando seus pontos de vista com os colegas e enriquecendo seu olhar crítico e repertório. Juntamente do debate, há também a prática de atividades extras relacionadas ao conto, meio de fixação, normalmente envolvendo tecnologia, como o uso da plataforma Kahoot ou Gartic Phone. Essa ação do projeto é extremamente necessária na instituição, levando em consideração que é uma forma de aproximar de uma maneira abrangente também os alunos dos segundos anos dos técnicos integrados ao ensino médio às obras do autor, já que estudarão elas no segundo trimestre, tendo que produzir curtas-metragens de algum dos contos. Os curtas-metragens citados são exibidos anualmente no “Festival Literário”, evento ofertado pelo campus em que não há só atividades literárias, mas também pertencentes às artes cênicas, no qual os três melhores curtas concorrem aos troféus ‘machaditos”. O projeto, por conta do maior engajamento no Instagram, vem ganhando mais visibilidade no ano de 2023, e por consequência aumentando o público-alvo dos “Encontros com Machado”. Os membros dessa ação relataram uma maior compreensão dos textos machadianos, assim como aumento de repertório e a melhora na prática da leitura, auxiliando nas avaliações sobre o autor no currículo escolar. Destacar a relevância de abordagens criativas para engajar estudantes na literatura tradicional é uma das formas encontradas pelo projeto “Releituras Machadianas” de combater a desvalorização da leitura clássica no mundo digital.



Palavras-chave


Machado de Assis; leitura; literatura.

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