Última alteração: 16-12-2023
Resumo
"Intermitente", é essa a palavra que define a presença da Sociologia como componente
curricular no ensino secundário no Brasil. Estudos indicam três períodos na história da
disciplina nesse nível de ensino no país: o de institucionalização da disciplina, de 1891 a
1941; o de ausência como disciplina obrigatória, de 1941 a 1981; e o de reinserção
gradativa, de 1982 a 2002. Com a reforma educacional de 2008, pode-se evidenciar outro
período, o de retorno como disciplina obrigatória nas escolas de todas as redes. Por outro
lado, com as recentes propostas educacionais para o ensino médio, há o risco de que a
visão já não prioritária da Sociologia nas escolas se agrave, o que já resulta em um cenário
de descaso e ineficiência do ensino de Sociologia em muitas escolas brasileiras na
atualidade. Como forma de aperfeiçoar o ensino de Sociologia em âmbito local, o projeto
busca aprimorar técnicas de ensino para um melhor aprendizado entre os estudantes do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento
Gonçalves, visto que a Sociologia deve ser percebida como uma ciência fundamental para
entender as relações complexas entre indivíduo e sociedade e para a superação do senso
comum. Os principais objetivos são desenvolver estratégias de ensino de Sociologia em
aulas práticas e teóricas; propor atividades interdisciplinares; planejar e ministrar aulas para
turmas do nível médio por meio dos bolsistas com supervisão dos coordenadores; realizar
postagens semanais em redes sociais (como o Instagram) sobre conteúdos de Sociologia;
organizar o Sarau de Imaginação Sociológica no Campus; trabalhar com artigos, livros,
filmes e documentários para discussão de temáticas sociais e ainda promover monitorias
acadêmicas. A metodologia do projeto se caracteriza pelo desenvolvimento das atividades
contempladas, com reuniões semanais e leitura de artigos para a realização de publicações
nas redes sociais e para a execução das ações planejadas. Cronologicamente, os
integrantes organizaram postagens no Instagram divulgando horários e contatos para as
monitorias, além das divulgações de conteúdos sobre o Dia da Mídia Social, Max Weber,
Chico Mendes, Pierre Bourdieu, etc. Iniciou-se uma atividade de discussão a respeito da
Sociologia em filmes, o que está ocorrendo mensalmente. Por último, aulas para as turmas
de 1° e 2° ano de Meio Ambiente e para o 3° ano de Informática para Internet foram
ministradas pelos bolsistas. Como resultados do trabalho, identificamos e selecionamos
estratégias de ensino de Sociologia e uma integração mais profunda dos discentes com a
disciplina. Conclui-se que o esforço e o empenho do grupo durante esses últimos meses foi
essencial, pois buscou-se tratar a Sociologia como uma ciência complexa e inalienável para
a superação do senso comum, de modo a não esquecer o seu valor.