Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Sociologia para adolescentes: caminhos para aprimorar o aprendizado de Sociologia entre os estudantes do nível médio
Artur Vandré Valansuelo Cardoso, Janine Trevisan, Victoria Luiza Giordani, João Vitor Naibo, Jonathan Henriques do Amaral

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


"Intermitente", é essa a palavra que define a presença da Sociologia como componente

curricular no ensino secundário no Brasil. Estudos indicam três períodos na história da

disciplina nesse nível de ensino no país: o de institucionalização da disciplina, de 1891 a

1941; o de ausência como disciplina obrigatória, de 1941 a 1981; e o de reinserção

gradativa, de 1982 a 2002. Com a reforma educacional de 2008, pode-se evidenciar outro

período, o de retorno como disciplina obrigatória nas escolas de todas as redes. Por outro

lado, com as recentes propostas educacionais para o ensino médio, há o risco de que a

visão já não prioritária da Sociologia nas escolas se agrave, o que já resulta em um cenário

de descaso e ineficiência do ensino de Sociologia em muitas escolas brasileiras na

atualidade. Como forma de aperfeiçoar o ensino de Sociologia em âmbito local, o projeto

busca aprimorar técnicas de ensino para um melhor aprendizado entre os estudantes do

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento

Gonçalves, visto que a Sociologia deve ser percebida como uma ciência fundamental para

entender as relações complexas entre indivíduo e sociedade e para a superação do senso

comum. Os principais objetivos são desenvolver estratégias de ensino de Sociologia em

aulas práticas e teóricas; propor atividades interdisciplinares; planejar e ministrar aulas para

turmas do nível médio por meio dos bolsistas com supervisão dos coordenadores; realizar

postagens semanais em redes sociais (como o Instagram) sobre conteúdos de Sociologia;

organizar o Sarau de Imaginação Sociológica no Campus; trabalhar com artigos, livros,

filmes e documentários para discussão de temáticas sociais e ainda promover monitorias

acadêmicas. A metodologia do projeto se caracteriza pelo desenvolvimento das atividades

contempladas, com reuniões semanais e leitura de artigos para a realização de publicações

nas redes sociais e para a execução das ações planejadas. Cronologicamente, os

integrantes organizaram postagens no Instagram divulgando horários e contatos para as

monitorias, além das divulgações de conteúdos sobre o Dia da Mídia Social, Max Weber,

Chico Mendes, Pierre Bourdieu, etc. Iniciou-se uma atividade de discussão a respeito da

Sociologia em filmes, o que está ocorrendo mensalmente. Por último, aulas para as turmas

de 1° e 2° ano de Meio Ambiente e para o 3° ano de Informática para Internet foram

ministradas pelos bolsistas. Como resultados do trabalho, identificamos e selecionamos

estratégias de ensino de Sociologia e uma integração mais profunda dos discentes com a

disciplina. Conclui-se que o esforço e o empenho do grupo durante esses últimos meses foi

essencial, pois buscou-se tratar a Sociologia como uma ciência complexa e inalienável para

a superação do senso comum, de modo a não esquecer o seu valor.


Palavras-chave


Ensino; Sociologia; Monitoria acadêmica.

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