Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Compreendendo conceitos matemáticos com o uso de recursos didáticos.
Andressa Nicole Sander, Ângela De Mamann

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto “O processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos voltados ao Ensino Médio e Superior” tem como objetivos construir e utilizar recursos didáticos para melhorar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio Integrado e Superior. Esta ação foi motivada a partir da constatação das dificuldades apresentadas pelos alunos e da necessidade de visualização na prática dos conceitos que estavam sendo trabalhados em sala de aula. Os procedimentos metodológicos consistem na produção de recursos didáticos a partir de materiais como MDF, papel, barbante e acrílico. Um dos recursos construídos que já está em uso, é um quadro combinando as funções do geoplano e do multiplano, utilizado para o estudo do plano cartesiano, área e perímetro de figuras planas, construção de gráficos, entre outros. Os recursos que ainda estão sendo projetados são, uma pirâmide para trabalhar operações básicas e lógica matemática e um livro para estudo da geometria plana e espacial.   Os projetos desses recursos didáticos foram e outros continuam sendo elaborados pela bolsista, sob a orientação dos professores participantes do projeto, no Laboratório de Matemática, utilizando Softwares como ferramenta auxiliar, com o cuidado para que sejam o mais similar possível ao real, o que facilita a execução e torna os resultados mais exatos, uma vez que o uso dessas tecnologias reduz a taxa de erros existentes. O principal objetivo do trabalho é auxiliar os alunos de todos os cursos do Campus, criando maneiras que permitam que os professores inovem na sua forma de lecionar e permitindo maior entendimento dos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula. O trabalho vem contribuindo com a melhora da aprendizagem em âmbito escolar, sendo que estes recursos são disponibilizados a todos os professores e utilizados nos encontros de reforço e monitoria, realizados nas quartas-feiras à tarde, possibilitando aos alunos melhor compreensão dos conceitos e, consequentemente, melhor desempenho acadêmico.


Palavras-chave


Matemática; Ensino; Monitorias.

Texto completo: PDF