Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Questionando, ampliando e desconstruindo os conceitos de ser e ambiente
Víctor Freitas Oliveira, Cassiano Pamplona Lisboa, Maria Marchand Dal Piva, Gabriel da Silva Luz, Luana Kerolainy Brito Rocha Rodrigues

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) os bolsistas estão intensamente em contato com a escola e com os alunos. A escola na qual os bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, vinculados ao subprojeto Ciências da Natureza do PIBID-IFRS, desenvolvem suas atividades é o Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire no município de Porto Alegre. O CMET é uma escola de Educação de jovens e adultos (EJA) com aulas nos três turnos; as turmas são inclusivas e contam com uma diversidade de alunos, incluindo jovens, pessoas idosas e pessoas com diferentes deficiências. No currículo desta escola,  ocorrem, nas sextas-feiras, atividades/oficinas que são eletivas/optativas, nas quais os alunos se inscrevem no início de cada semestre. Entre as oficinas regulares oferecidas no primeiro semestre de 2023, o grupo de bolsistas do PIBID elaborou e ministrou uma sequência de oficinas que teve como base o tema: “Ciência, Arte e Natureza” e por meio das quais tentamos traçar uma conexão entre eles. Já no segundo semestre de 2023, o grupo reorganizou a abordagem das oficinas, partindo da experiência colhida na primeira sequência de oficinas e com um pouco mais de tempo para o planejamento, vem desenvolvendo uma segunda sequência cujo o tema proposto e escolhido para nortear as oficinas é “Ser (e) Ambiente”, no qual pretendemos questionar, ampliar e (des)construir os conceitos de ser e de ambiente. A escolha norteadora do tema surgiu das diversas conversas que tivemos, em especial entre alguns dos integrantes do grupo que compartilhavam a experiência  de sentir-se limitados em trabalhar dentro da temática ciência e natureza e gostariam de ampliar o espectro de temas das oficinas. Foi então que surgiu a proposta de temática ser e ambiente, por meio da qual pretendemos questionar nossa concepção de ser, como também de ambiente e de que maneira elas se  relacionam entre si. A nova proposta busca questionar a maneira de como nós nos relacionamos com o ambiente e temos a capacidade de modificá-lo, assim como os modos por meio dos quais o ambiente nos modifica, através do desenvolvimento de propostas de oficinas práticas, articulando conhecimento de diferentes áreas do saber. Portanto, ao término deste bloco de oficinas, esperamos que os alunos que participam possam ter um entendimento melhor sobre a complexidade das interações, bem como provocar a reflexão de ações humanas no ambiente e sobre a própria espécie.



Palavras-chave


Educação; Educação Ambiental; Ensino de Ciências

Texto completo: PDF