Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Mais ciência: monitoria de biologia além do ensino transmissivo
Daniel Ferraz Gonçalves, Janaína De Nardin, Natálie Calage Almada, Jociele Fagundes Barcellos

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O estudo da biologia está presente desde o ensino fundamental, quando muitos estudantes acabam sendo direcionados por uma metodologia de ensino unilateral, na qual se faz necessário decorar diversas terminologias com a finalidade de obter um bom desempenho em avaliações que mensuram seu aprendizado. Isso muitas vezes acaba por gerar um desinteresse por parte do estudante em perspectiva do aprendizado da biologia e da compreensão sobre os seres que habitam este mundo. Desse modo, busca-se através do projeto promover atividades práticas que complementam o ensino transmissivo, trazendo ao estudante conhecimento e experiências que estimulem seu interesse pela biologia e pelas demais áreas do conhecimento. Para alcançar tais objetivos, os monitores do projeto de ensino “Mais ciência: monitoria de biologia”,  juntamente com a coordenadora realizam o planejamento das aulas, elaborando atividades e experimentos que possam ser realizados em sala, testando os modelos e jogos didáticos, revisando os conteúdos para que seja possível auxiliar os estudantes com suas dúvidas, familiarizando-os com os equipamentos como microscópio estereoscópio e microscópio óptico. Dentre os resultados obtidos até o momento, constam a testagem de jogos criados pelo bolsista do ano anterior. Isso  permitiu adaptar e melhorar as regras que ainda não estavam bem refinadas. Outro resultado obtido foi o aprendizado sobre o manuseio correto dos microscópios e confecção de lâminas, que permitiram uma organização prévia do laboratório para as atividades realizadas pela professora, no turno inverso à atuação do bolsista. A atuação como bolsista acontecerá nas turmas de primeiros e terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo) durante o último trimestre deste ano. Até o momento, uma ação de extensão foi realizada em parceria com uma escola de ensino fundamental da cidade de Alvorada, para oportunizar aos estudantes de oitavos e nonos anos a experiência de vivenciarem um ambiente de laboratório e realizarem experimentos relacionados à Botânica e à Genética. Essa ação possibilitou uma articulação entre o ensino e a extensão. Algumas atividades ainda estão em processo de elaboração e serão finalizadas até o final do projeto. Durante a ação de extensão, pode-se perceber o interesse crescente dos estudantes pelo que observavam através das lentes microscópicas, manifestando-se por meio de sorrisos e perguntas sobre o que viam. Essa experiência obtida é o que se busca com o desenvolvimento do projeto: trazer para o cotidiano aquilo que se vê nos livros de ciências e nas aulas no modelo transmissivo, de maneira que seja possível despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado de como os seres realmente se comportam e quais suas importâncias para o mundo, aprendizado que vai muito além de uma mera memorização de terminologias.

Palavras-chave


Biologia; Ensino prático; Monitoria.

Texto completo: PDF