Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Hábito de estudar: elaboração de conteúdo midiático para o Instagram e oficinas sobre técnicas de ensino-aprendizagem
Melânia Karina Boscheto, Elaine Pires Salomão, Rodrigo Ferronato Beatrici, Luiza Beatriz Londero de Oliveira

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto de ensino “O hábito de estudar: o ato e os métodos para melhorar os processos de ensino-aprendizagem” tem como principal objetivo auxiliar os estudantes a aprenderem como tornar o estudo mais produtivo através de métodos, técnicas de estudos e hábitos saudáveis essenciais para uma aprendizagem mais eficaz. O presente trabalho tem como finalidade apresentar a atuação e os resultados obtidos a partir do processo criativo de elaboração de conteúdo midiático do Instagram e na elaboração e desenvolvimento das oficinas sobre o hábito de estudar. Com base no desenvolvimento do projeto nos anos anteriores, neste ano as ações foram aprimoradas conforme as necessidades e avaliações realizadas tanto pela comissão executora como pelos discentes do ensino médio e superior do IFRS - Campus Sertão participantes das mesmas. As oficinas são realizadas por meio de solicitações dos coordenadores dos cursos e professores, conforme demanda. Durante o período foram realizadas diversas oficinas no Campus Sertão, foco principal de nosso trabalho pedagógico, no entanto, também foi executada uma oficina no Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e outra no nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio De Col, no município de Sertão. Além disso, na escola João De Col também foi realizada reunião com as famílias dos estudantes sobre a importância do planejamento e organização para construção do hábito de estudar. O projeto também produz conteúdo digital para a página do Instagram “Estuda_If” seguindo uma sistemática de trabalho para a elaboração do conteúdo digital que envolve as seguintes etapas: planejamento semanal de temas, definição do bolsista responsável, busca de material com embasamento científico e com referências bibliográficas, criação do design das publicações, revisão da proposta de publicação, reelaboração e por fim, a publicação semanal. A publicação dos vídeos não é semanal. Cada publicação envolve um processo criativo e significativo de aprendizagens, tanto dos bolsistas como dos revisores. Na rede social as publicações seguem um padrão de identidade visual e de organização de conteúdos, pode se observar três nichos na grade das fileiras verticais, primeiramente a publicação sobre técnicas de estudo, em seguida as de hábitos de estudo e por último, outros materiais como dicas e indicações que ajudam na organização dos estudos. Com o propósito de divulgar a página do Instagram foram realizadas visitas às salas de aulas, as quais resultaram em uma maior visibilidade da página na comunidade acadêmica interna e externa devido aos conteúdos de qualidade produzidos. Conclui-se que o trabalho realizado pelo projeto, apresenta um resultado positivo, pois a demanda por oficinas tem aumentado e o número de seguidores do instagram também. Em suma, é evidente a necessidade de continuidade do projeto orientando os estudantes para construção de bons hábitos na aprendizagem.



Palavras-chave


Estudo; Instagram; Oficinas.

Texto completo: PDF