Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O uso do cinema em sala de aula: a 1ª Guerra Mundial em produções estadunidenses, britânicas e alemãs (2014-2022)
Larissa Costa de Carvalho, Cristian Pio Avila, Emanueli da Silva Schwantes, Laís Mayane Duarte Lima

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O ensino sobre a Primeira Guerra Mundial está previsto como conteúdo essencial do componente curricular de história, no ensino fundamental e médio das escolas brasileiras. Certamente o mesmo assunto é abordado de diferentes maneiras dependendo do ambiente, experiência e visão de cada pessoa.

Selma Guimarães Fonseca, em sua obra “Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados”, afirma que o processo de introdução de novos métodos de ensino tem origem na crítica crescente ao uso exclusivo de livros didáticos em sala de aula. Para a autora, alguns historiadores têm adotado uma perspectiva ficcional na reconstrução do passado esquecido. Nesse sentido, novas interpretações da história são imprescindíveis para fazer justiça com os nossos antepassados marginalizados.

A introdução de metodologias alternativas de aprendizagem requer uma análise detalhada do conteúdo a ser apresentado em sala de aula. Nessa pesquisa refletimos, mais detidamente, sobre os conteúdos da Primeira Guerra Mundial e sobre as possibilidades pedagógicas da exibição e discussão de filmes sobre o tema. Para desenvolver essa reflexão temos desenvolvido: i) o estudo da literatura selecionada acerca de ensino de História, formas alternativas de ensino e Primeira Guerra Mundial, tais como “Ensino de história e consciência histórica” de Luis Fernando Cerri e “Marc Ferro, cinema, história e cinejornais: Histoire parallèle e a emergência do discurso do outro”, de Sheila Schvarzman; ii) a análise das obras cinematográfica selecionadas, produções estadunidenses, britânicas e alemãs lançadas entre 2014 e 2022, relacionando elementos da narrativa e linguagem cinematográfica com a História acadêmica; e,  iii) a realização de um debate sobre o aproveitamento das obras cinematográficas em sala de aula, julgando se o cinema é uma ferramenta de auxílio (ou não) para os estudos e desenvolvimento do pensamento histórico de cada aluno.

As atividades de reuniões do grupo, de leituras conjuntas de obras selecionadas e de exibição de filmes têm como foco a realização paralelo entre conceitos históricos e a narrativa e linguagem cinematográfica presente nos filmes.

Desta forma, o projeto de pesquisa “O uso do cinema em sala de aula: a 1ª Guerra Mundial em produções estadunidenses, britânicas e alemãs (2014-2022)” pretende contribuir com a promoção do ensino da história, discussão sobre uma maneira alternativa de aprendizagem, tornando-a mais atrativa para os estudantes, e elaboração de um debate sobre a visão atual de acontecimentos passados.



Palavras-chave


Primeira Guerra Mundial, Ensino, Cinema

Texto completo: PDF