Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Os princípios da moral para David Hume
Suelen Panizzi Ceriotti, Franco Soares

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


Na medida em que não parece ser razoável prescrever às pessoas açõesque elas não conseguem realizar, é preciso delimitar as condiçõesdaexistência de motivos morais para se defender como os seres humanosdeveriam agir. A explicação de como os aspectos racionais e afetivosdenossa psicologia influenciam a produção de ações representa uma tentativade se responder ao problema que orienta a pesquisa: a produção deumcaráter virtuoso está ao alcance dos seres humanos segundo a teoriamotivacional do filósofo escocês David Hume? O tema da pesquisa sãoascondições da ação virtuosa segundo a teoria da motivação de Hume. Oobjetivo principal é investigar de que modo as relações entre os aspectosracionais e emocionais da psicologia humana promovem, impedemoudificultam a produção de um caráter louvável. De acordo comseus objetivos, a metodologia é exploratória; em relação aos procedimentos, realiza-seumapesquisa bibliográfica. As etapas teóricas da pesquisa incluemleitura, contração, explicação e comentário das fontes primárias, e leitura, explicaçãoe síntese das fontes secundárias. A metodologia propriamente filosóficaaser utilizada fundamenta-se na interpretação textual e na análise e interpretaçãode argumentos. A pesquisa inicia pela diferenciação das teorias filosóficasque respondem ao problema metafísico mente/corpo segundosuasimplicações motivacionais à produção de ações. A partir disso, parte-seàanálise da natureza das distinções morais segundo a teoria empiristadaspercepções da mente desenvolvida por Hume. Depois, passa-seàcompreensão das funções da “razão” e das “paixões” na produção de ações. A etapa teórica seguinte consiste na análise das consequências éticasdosconceitos de “hábito”, “educação”, “caráter”, e “temperamento”; e, consequentemente, na compreensão das relações entre liberdade e méritopessoal. Por fim, tenta-se identificar em que medida as condições paraaprodução de um caráter virtuoso dependem da natureza humana, daindividualidade e de fatores socioculturais. Teoricamente, parte-se dopontode vista humeano de que: o funcionamento da razão por si só nãopodeproduzir ações; paixões motivacionais são necessárias à produção deaçõese não estão sob o controle da vontade; o alcance das operações darazãodepende da educação e do hábito; a razão exerce uma função essencial aosurgimento das distinções morais; e a influência de nossas distinções moraisdependem do temperamento individual. Buscou-se testar a hipótese dequeaprodução de um caráter louvável é limitada pelo temperamento epelaeducação. Os resultados parciais indicam que a produção de umcaráter louvável é limitada pelo temperamento e pela educação segundo Hume. Seisso for o caso, então as práticas pedagógicas devem levar emconsideraçãoa predominância motivacional dos afetos e a necessidadedo desenvolvimento da racionalidade tendo em vista a regulaçãodotemperamento individual.

Palavras-chave


Ética; Razão; Paixões; Motivação; Caráter

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