Última alteração: 15-12-2023
Resumo
A Matemática é caracterizada por ser uma área de estudo de natureza cumulativa, o que acaba por — no Ensino Médio — elevar a severidade de déficits de conhecimento em relação a conteúdos mais básicos, como aqueles apresentados no Ensino Fundamental. No campus Rio Grande, esse fenômeno foi observado em sala de aula diversas vezes por professores da área, especialmente após a pandemia do COVID-19 nos anos de 2020 a 2022, a qual trouxe às escolas o ensino remoto de forma abrupta e, em muitos casos, precária. Tal problemática, então, implica no desfavorecimento de estudantes que tiveram suas rotinas escolares atrapalhadas em função desse evento. Após tornar-se clara a necessidade de preencher as lacunas no conhecimento de alunos do campus, foi idealizado o projeto de ensino “Laboratório de Matemática: Oficinas”, o qual conta, atualmente, com dois bolsistas. O projeto propõe a elaboração e a realização de oficinas/workshops que retomam variados conceitos e conteúdos fundamentais de Matemática, os quais foram selecionados com base em análise feita pelos docentes da disciplina, em sala de aula. Até o momento, foram realizadas duas oficinas, as quais, diferentemente de em anos prévios do projeto, ocorreram de maneira presencial, além de terem sido ministradas por ambos os bolsistas e pela professora coordenadora do projeto, em horários diversos. Visando obter informações sobre a eficiência e o sucesso das oficinas, foi enviado para os participantes um formulário que deveria ser preenchido com seus feedbacks, incluindo tanto a experiência dos discentes durante as aulas, quanto as aparentes melhoras no entendimento de Matemática. Os resultados obtidos nessa pesquisa revelaram um padrão positivo no aprendizado subsequente dos alunos que participaram das oficinas; eles apresentaram menos dificuldades nos fundamentos matemáticos abrangidos por elas. Até o fim do projeto, buscamos realizar mais duas oficinas, dessa vez com foco maior na área de Geometria Plana e Relações Trigonométricas. Visamos, também, a manter consistência em relação à efetividade do projeto, portanto, mais análises de feedback serão feitas e as alterações tidas como necessárias, feitas. Com isso, é esperado que consigamos manter o interesse e a confiança dos alunos no que tange a Matemática básica e seus conceitos e, assim, seguir suas vidas acadêmicas com melhor desempenho e maior desenvolvimento.