Tamanho da fonte:
Acompanhando as monitorias de matemática e os encadeamentos no desempenho acadêmico dos alunos
Última alteração: 15-12-2023
Resumo
A Matemática é considerada uma disciplina complicada por grande parte dos estudantes. Esse estigma cria uma forte resistência na construção do processo de aprendizagem e, consequentemente, muitas reprovações. No IFRS Campus Rio Grande, percebemos isso mais claramente nos alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, visto que a base Matemática do Ensino Fundamental muitas vezes não é bem consolidada e em virtude de dois anos de ensino remoto essa dificuldade se intensificou. As Monitorias de Matemática I, oferecidas pelo Projeto de Ensino de Matemática (PeMat) tem o objetivo de proporcionar um maior rendimento para os alunos, pois a matemática se trata de uma disciplina na qual os recém chegados encontram dificuldades de compreensão o que acarreta uma certa dificuldade na obtenção de resultados positivos. Somos uma equipe composta por dois monitores que atuam oferecendo atendimentos durante quatro dias da semana e uma bolsista voluntária que é encarregada da divulgação e comunicação das atividades do projeto, através de uma conta no Instagram. Nós do PeMat temos como objetivo principal promover uma maior atenção a esses estudantes ingressantes na nossa instituição. Com a intenção de verificar os resultados obtidos até o momento, elaboramos um formulário, no software Google Forms, que será disponibilizado aos estudantes através do nosso Instagram e de panfletos distribuídos pelo campus. Esse formulário será composto pelas perguntas: Você frequenta as Monitorias proposta pelo PeMat? Como você percebeu seu rendimento em matemática após frequentar as monitorias? Além dos horários disponibilizados atualmente, existe outro que vocês gostaria de sugerir? Você tem alguma sugestão de atividade que possamos promover? Quais os pontos a serem melhorados nas monitorias e quais são as suas sugestões? Pretendemos, através desta consulta, encontrar as ferramentas necessárias para que nas próximas ofertas, possamos atingir positivamente uma quantidade cada vez maior de estudantes, proporcionando assim um aprender matemática efetivo e prazeroso.
Palavras-chave
Matemática; Ensino; Resultados.
Texto completo:
PDF