Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O desenvolvimento do pensamento computacional através da programação em blocos nas escolas públicas de Rio Grande.
Artur de Oliveira Costa, Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, Mairon de Araújo Belchior, Pedro Ferreira da Silveira, Jéssica Januário dos Santos Villas Bôas, Rafaela Prietsch dos Santos, Rian Pires E Silva

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


Este trabalho apresenta a oficina “Programação com Scratch na Escola”, associada ao projeto “Programando na Escola com Scratch”, tem como objetivo a promoção de subsídios na área da iniciação tecnológica com foco no ensino da lógica de programação e do pensamento computacional baseado no uso do Scratch, para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública do município de Rio Grande/RS. O projeto iniciou no dia 04/04/2022, e tem o seu término previsto para o dia 11/12/2022. A oficina, fundamentada em atividades teórico-práticas, com duração de 10 semanas, com 1 encontro semanal de 1h30 de duração - totalizando 15 horas -, explora o pensamento computacional e a lógica de programação de modo integrado aos temas cotidianos (meio ambiente, ciência e tecnologia). As atividades são elaboradas e desenvolvidas por 5 bolsistas do IFRS Campus Rio Grande, sob supervisão dos professores e coordenadores do projeto. Os procedimentos metodológicos envolvem a apresentação multimídia dos conteúdos no ambiente da aula; momento de interação e solução de dúvidas; realização de atividades contextualizadas aos materiais disponibilizados e projeto final reunindo o aprendizado é orientado para “Sustentabilidade e Meio ambiente” - tema transversal contemporâneo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e articulado à uma ou mais disciplinas curriculares. A primeira oferta da oficina foi realizada na escola E.E.E.M. José da Silva Paes, tendo início no dia 07/04/2022 e término em 17/05/2022, ocorrendo no turno escolar, no laboratório de informática da escola e envolvendo a participação de noventa discentes na disciplina Projeto de Vida. Ao final, houve a integração da programação com as ciências naturais, através do tema orientado para o projeto final, oportunizando aos alunos a aplicação da lógica de programação em outras esferas do conhecimento. A segunda oficina está acontecendo na E.E.E.F. Juvêncio Lemos, e está sendo realizada de forma semelhante à anterior, mas com - aproximadamente - 30 alunos. Com vistas a aprimorar as estratégias de ensino, é realizado o monitoramento e avaliação das oficinas. Os resultados até então obtidos apontam que o projeto contribui para que as escolas do município cumpram com as demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no desenvolvimento da competência 5 - Cultura Digital; estimula a aprendizagem colaborativa; fomenta o desenvolvimento de aspectos cognitivos e socioemocionais dos estudantes;  colabora com a formação integral dos bolsistas envolvidos no projeto e oportuniza que o IFRS Campus Rio Grande cumpra com a sua finalidade extensionista.



Palavras-chave


Pensamento computacional; Programação; Scratch.

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