Última alteração: 18-11-2022
Resumo
Este trabalho apresenta a oficina “Programação com Scratch na Escola”, associada ao projeto “Programando na Escola com Scratch”, tem como objetivo a promoção de subsídios na área da iniciação tecnológica com foco no ensino da lógica de programação e do pensamento computacional baseado no uso do Scratch, para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública do município de Rio Grande/RS. O projeto iniciou no dia 04/04/2022, e tem o seu término previsto para o dia 11/12/2022. A oficina, fundamentada em atividades teórico-práticas, com duração de 10 semanas, com 1 encontro semanal de 1h30 de duração - totalizando 15 horas -, explora o pensamento computacional e a lógica de programação de modo integrado aos temas cotidianos (meio ambiente, ciência e tecnologia). As atividades são elaboradas e desenvolvidas por 5 bolsistas do IFRS Campus Rio Grande, sob supervisão dos professores e coordenadores do projeto. Os procedimentos metodológicos envolvem a apresentação multimídia dos conteúdos no ambiente da aula; momento de interação e solução de dúvidas; realização de atividades contextualizadas aos materiais disponibilizados e projeto final reunindo o aprendizado é orientado para “Sustentabilidade e Meio ambiente” - tema transversal contemporâneo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e articulado à uma ou mais disciplinas curriculares. A primeira oferta da oficina foi realizada na escola E.E.E.M. José da Silva Paes, tendo início no dia 07/04/2022 e término em 17/05/2022, ocorrendo no turno escolar, no laboratório de informática da escola e envolvendo a participação de noventa discentes na disciplina Projeto de Vida. Ao final, houve a integração da programação com as ciências naturais, através do tema orientado para o projeto final, oportunizando aos alunos a aplicação da lógica de programação em outras esferas do conhecimento. A segunda oficina está acontecendo na E.E.E.F. Juvêncio Lemos, e está sendo realizada de forma semelhante à anterior, mas com - aproximadamente - 30 alunos. Com vistas a aprimorar as estratégias de ensino, é realizado o monitoramento e avaliação das oficinas. Os resultados até então obtidos apontam que o projeto contribui para que as escolas do município cumpram com as demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no desenvolvimento da competência 5 - Cultura Digital; estimula a aprendizagem colaborativa; fomenta o desenvolvimento de aspectos cognitivos e socioemocionais dos estudantes; colabora com a formação integral dos bolsistas envolvidos no projeto e oportuniza que o IFRS Campus Rio Grande cumpra com a sua finalidade extensionista.