Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O que influencia um jovem a escolher o ensino integrado do IFRS-RG?
Rafaela Roll Corrêa, Luis Humberto Ferrari Loureiro, Lara Henriques Braz

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Historicamente, o Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Grande (IFRS-RG) é um dos que possui menor número de formandos na modalidade integrada. Visto isso, os bolsistas do Projeto de Monitoria de Ensino Teórico e Prático na Disciplina da Física III, com o objetivo de compreender os altos índices de reprovação e evasão, elaborarão uma pesquisa que busca definir qual é a real motivação do ingresso dos alunos no curso integrado, a qual será feita com alunos ingressantes em 2022. Esta coleta de dados será positiva, uma vez que irá auxiliar o instituto a lidar com sua demanda, trazendo mais especificidade para as razões destes índices, procurando identificar os motivos de alguns estudantes não se adaptarem bem e/ou a não se sentirem interessados no que estão estudando, por fim levando à sua desistência. Além disso, para minimizar a situação, o projeto possui outras ações auxiliares, como a elaboração de um plano de estudos individual para cada discente, buscando organizar a sua rotina acadêmica, e acompanhamento particular realizado pelos monitores nos estudos realizados nos atendimentos da disciplina de Física III, buscando sanar suas dúvidas referentes ao conteúdo abordado e nos exercícios, sendo importante destacar que esta disciplina é tida como fundamental para o desenvolvimento dos alunos no decorrer do curso, pois engloba conceitos básicos para entendimento das disciplinas técnicas. Desta forma, consegue-se ajudar os jovens recém ingressos, na faixa de 14 a 16 anos de idade, nesse abismo que divide a transição do ensino fundamental para o ensino médio técnico, onde muitas vezes chegam despreparados e com dificuldade no aprendizado. Sendo assim, a pesquisa a ser realizada e o auxílio feito com os estudantes podem ajudar o instituto a investigar os motivos de evasão e reprovação, buscando maneiras de fazer com que estes índices diminuam, procurando sempre amparar os alunos em sua vida acadêmica para que possam cada vez mais ter acesso à escola pública, gratuita e de qualidade.


Palavras-chave


Pesquisa, ingresso, monitoramento

Texto completo: PDF