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Laboratório de interlocuções de aprendizagens (lia): a formação inicial inclusiva em diálogo com o atendimento educacional especializado
Indyele Fraga Grassi, Milene Araújo Vitorino

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O Laboratório de Interlocução de Aprendizagens (LIA) trata-se de um projeto de ensino desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Osório. Constitui-se como uma mobilização pedagógica iniciada durante o contexto pandêmico e que tem por objetivo atender estudantes com necessidades educacionais específicas e colaborar com a trajetória formativa inicial de discentes da licenciatura. A iniciativa, que segue em sua segunda edição, diante da migração para o contexto presencial, encontra-se em fase inicial, no qual a bolsista de Licenciatura em Letras, acadêmica da própria instituição, vem desenvolvendo estudos teóricos e discussões em grupo, em diálogo com a equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), com vistas a produzir interlocuções com fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva. Ainda, já dando início à segunda fase da atividade, a bolsista vem constituindo um plano de ação de atendimentos com estudantes do Ensino Médio Integrado acompanhados pelo Núcleo com a intenção de identificar suas dificuldades e refletir alternativas de apoio, considerando as construções que podem ser estabelecidas em um âmbito pedagógico, com destaque para a área específica de atuação. Evidencia-se, neste ínterim, a importância desse movimento de partilhar reflexões sobre a temática de inclusão e formação docente, com embasamento teórico e prático para atender as especificidades dos educandos. Através de indicativos qualitativos, referindo-se às descrições das singularidades (potencialidades e fragilidades) dos estudantes, e posteriormente quantitativos, estendendo-se para dados numéricos sobre o mapeamento das referências alcançadas com a relação entre os estudantes e a bolsista, será construído um suporte educacional adequado para a aprendizagem significativa de cada discente. Como resultados parciais, indica-se a integração da acadêmica na temática, a apuração e o reconhecimento das especificidades dos estudantes com necessidades educacionais específicas no âmbito escolar e, no que se refere ao Projeto, a oportunidade de inserir-se como mais um espaço relevante para a permanência e o êxito estudantil diante das dificuldades intensificadas pelo distanciamento social precedente e o necessário reinventar-se.

Palavras-chave


Formação; Inclusão; Reflexão;

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