Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A experimentação da teoria de aprendizagem cognitiva na mudança do conceito de pesquisa científica nos participantes do projeto Viamão com Ciência.
Carolina Bender Machado, Sérgio Roberto Kapron, Gabriel da Cunha Pacheco

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


A educação brasileira vem vivendo uma realidade apática e conformista, resultando em estudantes e educadores pouco reflexivos e questionadores. O colonialismo do saber se perpetua em todos os níveis de escolaridade com um sistema de ensino behaviorista, que ao invés de tornar a educação libertadora, preocupa-se em treinar comportamentos e respostas mecanicamente em alunos passivos, sem luz. Foi percebida a necessidade da aproximação do tema introdutório da pesquisa científica para com a comunidade de Viamão - RS, e para saná-la, o projeto Viamão com CIência II (Edital IFRS 34/2022( criou a oficina de introdução à pesquisa científica, com duas edições realizadas. Tivemos como objetivo geral analisar o impacto da oficina na percepção dos participantes em relação ao tema central da mesma: A Pesquisa Científica. O termo, especialmente para o público atingido, que corresponde a estudantes do ensino médio, mas principalmente a pessoas cursando o ensino superior, já não é novidade, contudo, também não é claro. Foi questionado no momento da inscrição qual o conceito pessoal dos inscritos sobre a pesquisa científica e, novamente, no formulário de feedback ao final da oficina. A partir das respostas, pudemos atingir nossos objetivos específicos: Compreender se a teoria cognitiva auxilia em uma aprendizagem significativa; Analisar a reação dos participantes ao buscarmos uma abordagem sociointeracionista em alguns momentos, e; Avaliar se o método visual, didático e do processo de ensino e aprendizagem da oficina foi efetivo na visão dos participantes. A diferença no conceito descrito pelos participantes foi sutil na primeira oficina, no entanto após segunda foi mais perceptível: a segurança ao afirmar, não basear-se em opinião, a citação às características mais frisadas: metódica, embasada, responsável, analítica, ética, racional e, especialmente, questionadora e inovadora. Definições vagas e romantizadas como a menção “forma de mudar o mundo” foram deixadas de lado, abrindo espaço para definições que, sob diversas perspectivas, convergiram em a pesquisa científica ser um caminho para o conhecimento científico, para a verdade. O método utilizado na oficina, cognitivo, obteve bons resultados: a percepção de compreensão dos conteúdos que os participantes notaram em si foi de 4,7 em uma escala até 5, porém as experimentações sociointerativas não surtiram muito efeito: pouca interação nos encontros e nenhuma interação entre os participantes. Todos os participantes acharam que o formato da oficina foi ideal, ressaltando a organização do material visual e a didática acessível. O conhecimento nos liberta das amarras do colonialismo científico, e a divulgação do mesmo de forma acessível para a comunidade local fomenta a renovação e a constante evolução do que temos por ciência brasileira. De pequenas mudanças, a compreensão da pesquisa científica pode pluralizar seu acesso e produção, dando mais diversidade e identidade ao universo acadêmico do país.



Palavras-chave


Pesquisa científica; Viamão; Teoria cognitiva.

Texto completo: PDF