Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Sociedade em movimento: viabilizando a construção de uma cidadania ativa.
Danieli da Rosa Borges, Agnes Schmeling

Última alteração: 17-11-2022

Resumo


O projeto “Sociedade em movimento'' é um projeto de extensão vinculado ao IFRS - Campus Osório em parceria com a Prefeitura Municipal de Maquiné/RS. Recebe este nome, a partir da ideia de que para tornar a sociedade mais justa é necessário movimentar, mover e mudar seus pensamentos, posicionamentos, conformismos, conceitos e ideias. A educação é o começo de tudo. Não somente em relação aos conhecimentos gerais, mas também no desenvolvimento pessoal, humano, social e cidadão. Ter consciência sobre quem é, onde está e o que está acontecendo no seu meio, é de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais justa.  Partindo do meu olhar de aluna, observei a necessidade de falar sobre assuntos do meio social, cultural e ambiental, possibilitando, a partir disso, que cada um dos participantes se torne um cidadão mais ativo, comprometido e envolvido com a comunidade em que vive. O projeto busca oportunizar o contato e a reflexão sobre temáticas recorrentes da sociedade, como: política, diversidade sociocultural, cultura indígena, meio ambiente e arte. É destinado aos alunos das séries finais do ensino fundamental de 4 escolas do município de Maquiné (uma escola indígena, duas municipais e uma estadual), possuindo a proposta de oportunizar novas reflexões a cada adolescente, de maneira dinâmica e ativa, levando-os a desenvolver o senso crítico e a cidadania. O desenvolvimento ocorre por meio de dinâmicas, palestras (proferidas por servidores do IFRS), visitações, atividades práticas, debates, filmes e documentários. É desenvolvido em cinco módulos, de 4 a 5 encontros cada e contempla 40 alunos, sendo que cada módulo é desenvolvido em uma das escolas participantes. Obteve-se como resultado: a construção de conhecimentos advindas do módulo de cultura indígena, desenvolvido na aldeia, instigando novos olhares para a cultura; desenvolvimento do módulo meio ambiente, contemplando assuntos como a separação correta de resíduos, importância da Mata Atlântica e plantio de árvores; realização do módulo “Conhecendo o IF”, que oportunizou, a visitação ao Campus Osório onde foi realizado um passeio guiado e três oficinas - cajon, esportes e jogos de tabuleiro. O módulo de arte e política, contempla a realização de oficinas de artes visuais e bate-papos favorecendo a construção de novas visões sobre a política, observando que ela vai além de apenas votos e grupos políticos, mas que tudo é político - nossa casa, a qualidade da comida, o que vestimos, nossas ações, etc. O presente projeto trouxe reflexão,  integração entre os participantes e maior acesso a assuntos pouco discutidos em espaços escolares, além de divulgar o IFRS e proporcionar que a comunidade externa adentre este espaço.



Palavras-chave


Sociedade; Extensão; IFRS.

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