Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Construção e manutenção do pomar e da horta didáticos do IFRS – Campus Vacaria
Erick Gian Schultz, Gabriel Nachtigall Marques, Bernardo Paim Bueno, Jenifer Souza Jannes, Laura Lima Dal Bem

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Este projeto de ensino desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Vacaria, com realização interna, visa a interação Horticultura/olericultura em nosso Campus, tratando do cultivo e produção de hortaliças que engloba culturas folhosas, de raízes, de bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas, sendo muito importante para a nossa região. O presente projeto visa desenvolver ações de ensino voltadas para a realização de práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente, através da implantação da horta didática no IFRS - Campus Vacaria. Com o objetivo de construir e manejar uma horta didática para qualificar e amplificar a formação dos estudantes dos cursos de Agronomia e Agropecuária. A horta didática é uma oficina de ensino teórico junto com o prático que permite uma interação diferente entre os discentes, docentes e a comunidade externa. Iniciamos os trabalhos com o grupo em sete de junho de dois mil e vinte dois, realizando o reconhecimento do terreno, fazendo os canteiros com o auxílio de uma enxada rotativa, manejada pelo orientador, após fazer os canteiros no total 15 (quinze) cobrimos com mulching, do lado branco 6 (seis) canteiros, com o lado preto 6 (seis) canteiros e 3 (três) canteiros foram deixados sem cobertura, todos equipados com fita de gotejo e moto bomba periférica ligada a caixa de água. Algumas mudas de alface e brócolis semeadas em aula prática pelos alunos, foram transplantadas para os canteiros pelos bolsistas. Já transplantadas foram buscados mais sementes, substratos e bandejas para a produção das mudas, com as culturas de alface americana, crespa comum, brócolis ramoso, couve chinesa, repolho e brócolis de cabeça, que vão se desenvolvendo, e que logo estarão prontos para colheita e comercialização. Os resultados ainda que parciais são que há muito mais interesse dos alunos nas aulas, utiliza do conteúdo teórico com a realidade prática do manejo, os alunos se desenvolvem e aprendem mais, a uma grande responsabilidade por manter uma horta didática, muito mais qualidade profissional na área agropecuária.


Palavras-chave


Olericultura; Práticas; Trabalhos.

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