Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Formação de professores de língua materna em foco: questões de ensino
Keila da Silva Souza, Ingrid Gonçalves Caseira, Maria Fernanda Cwik dos Santos, Amanda Osio da Rosa, Gisele Kraemer Silva Kohlrausch, Bruna Luiz dos Santos

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


O projeto Formação de professores de língua materna em foco: questões de ensino surge da necessidade de ampliar, com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS – campus Osório interessados no assunto, discussões a propósito do ensino de língua portuguesa como língua materna. O Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do campus Osório caracteriza-se por oferecer uma formação acadêmica bastante voltada para as competências que envolvem a prática docente. São várias as disciplinas voltadas para a didática, metodologia e práticas de ensino, além dos quatro estágios supervisionados com que conta o Curso. No entanto, sabemos que a ementa de uma disciplina na graduação e a duração dela no semestre em que é oferecida não é suficiente para abordar grande parte do conhecimento linguístico e teórico que fazem diferença na formação de um professor de língua materna. São objetivos deste projeto, então, oferecer aos estudantes do Curso a oportunidade para aprofundar reflexões e estudos que envolvem a prática do professor de língua portuguesa, como, por exemplo, a problematização a propósito do ensino de língua materna; aprofundar os estudos relacionados à morfologia, à sintaxe e à semântica; e desenvolver propostas didáticas voltadas para o ensino de língua portuguesa como língua materna. O trabalho conta com as seguintes etapas metodológicas: a) revisão bibliográfica sobre ensino de língua materna na escola; b) encontros para discussão dos textos lidos; c) seleção de textos e temas para serem desenvolvidos nas propostas didáticas; d) estudo aprofundado dos conteúdos linguísticos que serão trabalhados nos planejamentos; e) construção de oficinas que visam abordar os conteúdos linguísticos trabalhados em cada planejamento; f) elaboração de propostas didáticas com foco na leitura e reflexão linguística. O projeto encontra-se na etapa de pesquisa, em diferentes abordagens gramaticais e linguísticas, a propósito dos conteúdos linguísticos selecionados a partir dos textos a serem trabalhados nas propostas didáticas. O próximo passo é a construção de oficinas que serão ministradas primeiro entre os participantes do projeto e, em um segundo momento, para os acadêmicos do curso de Letras do campus Osório. Com esta proposta, busca-se contribuir com a formação dos acadêmicos para a prática docente, preparando-os tanto para a realização dos estágios quanto para o exercício efetivo da carreira docente, além de despertar neles o interesse pela pesquisa e pelo ensino.

Palavras-chave


Formação de professores;Pesquisa Linguística; Ensino.

Texto completo: PDF