Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
“Sim, aqui você pode ficar bem!”: estratégias e intervenções pedagógicas após o ensino remoto
Larissa Benites de Farias, Melânia Cristina Biasus

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A pandemia do Novo Coronavírus afetou a vida emocional, social e econômica da população em diversos aspectos. Um dos âmbitos que sofreu grande impacto foi a educação, a qual teve que se adaptar ao ensino à distância, modelo antes pouco aplicado nas escolas brasileiras. Durante este período, foi observado uma grande defasagem no aprendizado dos estudantes, impactando negativamente na formação destes enquanto indivíduos e nas relações interpessoais. A fim de minimizar as defasagens educacionais e emocionais desse período pandêmico, os discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio foram o público alvo para que a Pedagoga e então Coordenadora de Ensino do Campus Rolante elaborasse o projeto de Ensino "Sim, aqui você pode ficar bem!''. Através dele, houve a contribuição para o desenvolvimento de práticas educacionais mais atentas para a complexidade das relações criadas nos ambientes educacionais, tanto de ensino-aprendizagem quanto pessoais e profissionais. Para isso, foi adotada uma intervenção característica, com a detecção de um estudante ou grupos que, por razões diversas, associadas às suas condições pessoais ou sociais, não obtiveram o aproveitamento mínimo esperado a partir das propostas educacionais dirigidas a eles durante o ensino remoto. Foram utilizadas metodologias diversas de abordagem junto aos professores e estudantes, com Círculos de Construção de Paz, exercícios e intervenções baseadas nas Constelações Sistêmicas, de forma individual e em grupos. Foi possível observar, através da realização deste projeto, muitos resultados positivos obtidos após os Círculos de Construção de Paz, para além das aprendizagens formais, principalmente na relação entre professor e aluno, bem como uma significativa mudança de postura dos docentes no que diz respeito ao relacionamento com a turma.


Palavras-chave


Pandemia; Círculo de Paz; Recuperação das aprendizagens.

Texto completo: PDF