Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Localização e identificação de documentos e arquivos no contexto digital: o caso do repositório digital Tatu
Lorrana dos Santos Gouvêa, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


Diante do cenário pandêmico, a História Digital da Educação foi um importante meio para realizar pesquisas durante o período de isolamento social, um nicho ainda novo, que recebe a nomenclatura de Humanidades Digitais. Como resultado disso, o presente trabalho dedica-se a apresentar como se deu a localização de documentos sobre o Litoral Norte gaúcho através do acervo institucional Tatu, mantido pela Unipampa. Tal repositório surgiu a

partir das iniciativas do professor Alessandro Carvalho Bica e da participação de 16 pesquisadores.

O presente trabalho justifica-se pela necessidade de sistematizar documentos relacionados ao Litoral Norte gaúcho,região que conta com poucos arquivos físicos e com uma variedade de documentos dispersos entre pessoas particulares. A identificação e sistematização dessas fontes viabilizará o acesso às fontes de pesquisa para futuros pesquisadores interessados nesta região. Em vista disso, tem-se como objetivo apresentar o processo de localização e identificação de documentos disponibilizados pelo Repositório Digital Tatu a fim de agrupar dados relacionados ao litoral norte do Rio Grande do Sul.

Sem a área de Humanidades Digitais, campos da computação e tecnologia nas ciências humanas (Santos, 2021), não seria possível realizar trabalhos como este. Diante disso, passamos a manusear a pesquisa em uma materialidade virtual, passando a organizar, preservar e cultivar documentos e arquivos neste contexto que, mesmo que impeça  a análise material dos objetos, possibilita o acesso coletivo e, também, a preservação para posteridade.

No total, foram analisadas 98 (noventa e oito) revistas. O documento estava reconhecido como imagem, então, foi feito um OCR – Reconhecimento Óptico de Caracteres – ou seja, a conversão do documento digitalizado para documento pesquisável através do software Wondershare Pdfelement, o que possibilitou a otimização da pesquisa.

Desse modo, o material de interesse foi organizado em uma tabela dividida nos seguintes tópicos: ano, identificação (código do documento), número de páginas, conteúdo, número(s) da(s) página(s) do conteúdo, e, por fim, o link para download.

No total, 22 (vinte e duas) revistas foram localizadas a partir do uso do programa. Dos conteúdos encontrados, pode-se notar a presença da abordagem sobre ensino rural, entrevista, biografias, inclusive, uma fotografia de uma atividade vinculada à cultura local na época (1979).

Para encerrar, a análise do Repositório Digital Tatu foi possível em razão ao projeto citado na introdução.. A partir de seu fácil e gratuito acesso, foi possível reunir os materiais relacionados ao Litoral Norte gaúcho. Assim como Bica e seus colaboradores, pretende-se tornar público os resultados desta sistematização, para que, eventualmente, seja proporcionado materiais a outros pesquisadores.



Palavras-chave


Acervos Digitais; História Digital da Educação; Repositório Digital Tatu.

Texto completo: PDF