Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Educação profissional e tecnológica: estudo dos primeiros anos do IFRS através de boletins informativos
Reni Rogete Rosa Ferreira Júnior, Marcelo Vianna

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Os Institutos Federais constituíram um modelo original de educação profissional e tecnológica (EPT), superando uma educação meramente tecnicista e propedêutica, contribuindo para a formação de um indivíduo capacitado a intervir em favor do desenvolvimento de sua comunidade, a partir do seu trabalho e da sua consciência crítica cidadã. No entanto, investigar essa afirmação leva a identificar um processo mais complexo de formação de identidade, comprovável pelas diferentes culturas escolares existentes nas instituições que deram origem aos novos institutos federais. Um meio para compreendermos essas permanências e mudanças encontra-se nos boletins informativos compostos por estas instituições, nos seus primeiros anos de existência. Importantes fontes de comunicação à comunidade interna (professores/estudantes/técnicos) e externa, elas contribuem para compreender as ações desenvolvidas pelas instituições em seus diferentes campi. Nosso estudo, vinculado ao projeto “O processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma memória oral de seus protagonistas” visa discutir, quantificar e descrever os periódicos, com objetivo de reconhecer as diferenças entre a identidade institucional e as práticas dos campi, por meio desses documentos informativos a partir do caso do IFRS, originado pela Lei 11.892/2008, junto com outros 37 institutos. Metodologicamente, fundamentado na pesquisa dos próprios sites dos campi e no repositório digital do NuMem IFRS, nosso estudo está procedendo um levantamento quantitativo e qualitativo dos documentos informativos. Dessa forma, foram levantados nove boletins institucionais criados pelos setores de comunicação das unidades do IFRS entre 2009 e 2012. Embora boa parte tivesse uma breve existência, eles permitem compreender o quanto o IFRS buscou disseminar os novos valores institucionais a partir de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, exemplificado pela busca por uma inserção na comunidade através de projetos. Como pesquisa em curso, é possível apontar culturas escolares preexistentes, identificáveis pelo uso de termos considerados inadequados aos novos preceitos, como a preocupação para preparação ao “mercado de trabalho”, o que pode contrapor os testemunhos orais daqueles que idealizaram o IFRS e uma nova EPT, e também, a preocupação em demonstrar os valores institucionais do IFRS nas atividades noticiadas dos campi, como o vínculo com as comunidades locais a partir de atividades de extensão.

Palavras-chave


Institutos Federais; Boletins Informativos; IFRS;

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