Tamanho da fonte:
Projeto Aprendendo com o Contexto: monitoria de estudos em Responsabilidade Social e Ambiental junto à indústria calçadista
Última alteração: 04-12-2022
Resumo
Este projeto de ensino tem como objetivo contribuir com o processo de ensino e aprendizagem a partir da relação entre teoria e prática da temática de sustentabilidade aplicada ao contexto da indústria calçadista. Esta temática é estudada no componente curricular Responsabilidade Social e Ambiental, que é ofertado para o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e para o curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais no IFRS Campus Rolante. Justifica-se a escolha do setor pela sua relevância socioeconômica para a região do Vale do Paranhana. Parte da população economicamente ativa está empregada direta ou indiretamente no setor calçadista na região de Rolante. Além disso, a região é considerada um polo calçadista por possuir um ambiente produtivo favorável à fabricação de calçados. No entanto, apesar de possuir boas estruturas, questões sociais e ambientais ainda parecem ser um desafio para essas indústrias. O projeto está sendo desenvolvido a partir da análise de conceitos estudados no componente curricular e sua aplicação no contexto da indústria calçadista. São selecionados conteúdos estudados em Responsabilidade Social e Ambiental e, com base nesta coleta, é feita uma análise com dados secundários da indústria calçadista, buscando entender como as empresas vêm trabalhando com o conteúdo selecionado. O resultado desta análise está sendo divulgado para estudantes do IFRS Campus Rolante através de palestras. Ainda, planeja-se utilizar redes sociais e outras formas de divulgar os conteúdos, tais como cartazes para os murais da escola e textos curtos para disponibilizar aos estudantes, de modo a contribuir com a aprendizagem com o contexto. Duas palestras já foram realizadas no IFRS Campus Rolante, com a temática de resíduos sólidos industriais e Política Nacional de Resíduos Sólidos. As palestras foram ministradas pela bolsista do projeto em turnos distintos: tarde e noite. No período da tarde, compareceram 32 pessoas. À noite, compareceram 41 pessoas, incluindo estudantes de outros cursos que são ofertados no mesmo período. Percebeu-se que os estudantes do turno da noite foram mais participativos nas palestras, trazendo questionamentos e comentários sobre sua percepção acerca dos resíduos sólidos da indústria calçadista. A diferença na participação pode indicar que estudantes do turno da noite possuem maior experiência com a realidade da indústria. Embora uma diferença na participação tenha sido percebida, verificou-se que todos os estudantes demonstraram interesse e atenção nas palestras e seus conteúdos, evidenciando que existe oportunidade e espaços para contribuir ainda mais com o aprendizado de estudantes do IFRS Campus Rolante. Espera-se que a execução desse projeto possa ampliar a compreensão e aprendizagem de estudantes sobre a sustentabilidade a partir do contexto onde vivem, trocam e compartilham experiências.
Palavras-chave
Palavras-chave: Responsabilidade Social e Ambiental; Indústria Calçadista; Ensino e Aprendizagem.
Texto completo:
PDF