Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Trocas em artes: compartilhamento dinâmico de saberes artísticos no IFRS - campus Osório
Alice Andreoli dos Santos, Agnes Schmeling, Maria Eduarda Ramos de Oliveira

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Partindo do entendimento de que uma efetiva formação acadêmica deve abarcar o desenvolvimento holístico dos indivíduos, é necessário que o processo educacional proporcione e fomente o contato dos estudantes com as artes. A adoção da perspectiva artística proporciona a descoberta e o desenvolvimento de uma nova visão de mundo, atrelada ao senso de coletividade, senso crítico e à criatividade. A partir dessa percepção da importância da arte no ambiente escolar e da carência de projetos e ações de ensino voltadas às artes plásticas dentro do IFRS – campus Osório, surgiu a ação Trocas em artes. Vinculada ao projeto de ensino “Intervenções no NAC”, ela tem como objetivos abordar a temática das artes plásticas e refletir sobre os processos de aprendizagem no IFRS - campus Osório. A ação tem como intuito promover um espaço para experimentação e “trocas” artísticas a partir da reflexão sobre percepção de mundo, criatividade e formas de comunicação/expressão do sujeito. A metodologia do trabalho apresenta três etapas: a primeira com a realização de encontros semanais ministrados por alunos dos turnos da manhã e tarde, tratando de técnicas como bordado e desenho; na segunda etapa, a confecção de uma obra final, que apresenta os conhecimentos aprendidos ao longo de todo o ciclo de encontros; para finalizar, uma exposição das obras no próprio campus. Como resultados parciais, destaca-se: a efetiva absorção dos conhecimentos vistos durante o 1° ciclo de encontros, o reconhecimento da importância de exercitar a criatividade, a identificação e delimitação de etapas durante o processo criativo. Entre outros resultados, foi obtido um feedback positivo em relação aos encontros e foi nítido o empenho dos participantes em realizar as atividades propostas. Em síntese, pode-se dizer que os resultados positivos demonstram o êxito da ação, que tem a intenção de continuar a produzir outros ciclos de encontros, trazendo consigo novos ministrantes e participantes, contribuindo com esse ambiente dinâmico de compartilhamento de saberes.

Palavras-chave


Artes plásticas; Oficinas artísticas; Ensino dinâmico

Texto completo: PDF