Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Liderança e Transformação Digital: desenvolvendo competências de liderança nas organizações locais
Maurício Baum Sperling, Rafael Alfonso Brinkhues

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


O mundo está passando por uma transformação digital cada vez mais rápida. As indústrias vêm utilizando da era digital como forma de alavancar seu negócio e avançar em seu potencial dentro do mercado. A presente pesquisa busca compreender como o ambiente de trabalho pode ser competitivo e dinâmico, e interpretar como unir o negócio na era digital com a mão de obra do trabalhador, pois entende-se que além de capacitar os trabalhadores para atuarem em empresas de base tecnológica, os líderes também precisam estar antenados e dispostos a empregar recursos nessa capacitação, não somente da mão de obra, mas própria também. Somado a isso, ainda encontra-se a transformação que a pandemia de Covid-19 causou, inesperadamente nas organizações. Se percebeu que o uso de ferramentas digitais precisou ser incorporado à rotina de todos que executavam serviços de tecnologia. A pesquisa usou de uma metodologia quali-quantitativa, onde inicialmente foram definidas as seguintes palavras-chave relativas ao tema: Leadership, Digital Leadership, Digital Transformation, Digital Leader, Leader Digital Business e Leader Digital Transformation. Após definidas as palavras-chave, foram definidos os locais de busca: Seriam as bases de dados do EBSCOhost e da biblioteca virtual da Associação de Sistemas de Informação (AISNet), com foco nos Journals da Basket of 8, que se tratam do grupo dos oito principais periódicos de referência apontados pela Associação de Sistemas de Informação, quais sejam: European Journal of Information Systems; Information Systems Journal; Information Systems Research; Journal of AIS; Journal of Information Technology; Journal of MIS; Journal of Strategic Information Systems e MIS Quarterly. Tendo então, palavras-chave e locais para encontrar estes artigos, iniciou-se uma extensa busca onde se encontrou cerca de 24 artigos que contemplassem as palavras escolhidas. Esses 24 artigos foram organizados em uma planilha, que contou com os seguintes requisitos: Ano, Journal, Autores, Título, Referência, Citações Google, Definição, Medidas, Contexto, Método, Teoria, Resultados e Variáveis. Após a organização e obtenção de todos os dados relativos à esses artigos, foi feita uma análise e tradução de cada um, a fim de extrair dados de possíveis roteiros de questionários que foram utilizados por seus autores na obtenção de dados, e usar deste questionário, ponto de partida para a criação de um questionário próprio da pesquisa. Como resultados parciais, obteve-se além da definição de métodos, levantamento de artigos e extração de dados, a criação de um questionário de cerca de 20 questões a ser aplicado em líderes de empresas brasileiras. Estima-se que inicialmente esse roteiro de perguntas possa ser aplicado dentro de empresas viamonenses, em seguida em empresas gaúchas e expandida para empresas brasileiras. Assim, é possível que tenhamos dados gerais de como a liderança digital foi implantada durante a pandemia e como ela pode  transformar as empresas no atual cenário mundial.



Palavras-chave


liderança; era digital; atualidade

Texto completo: PDF