Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Perfil do estudante de ensino médio do Campus Veranópolis
Henrique Hoffmann Ramos, Marcos Vinícios Luft

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


Este projeto consiste na análise do perfil do estudante de ensino médio do campus Veranópolis, o qual está inserido dentro da elaboração do Plano de Permanência e Êxito dos Estudantes do Campus Veranópolis e da atuação da Comissão Interna de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito do campus. O objetivo é traçar o perfil do estudante para que possam ser pensadas ações e metas, a curto, médio e longo prazo, para que o estudante conclua esta etapa de ensino no tempo previsto. A metodologia consistiu na aplicação do questionário de diagnóstico discente dos estudantes, realizado no mês de agosto, o qual foi elaborado pela Diretoria de Assuntos Estudantis, e na elaboração de gráficos com as respostas dadas pelos estudantes, sob uma perspectiva quantitativa. Como algumas conclusões preliminares do trabalho, podemos notar que que é relatada uma grande dificuldade nas disciplinas de Ciências Exatas (Matemática e Física); uma significativa parcela dos estudantes afirma que suas dificuldades são pela metodologia empregada em sala de aula pelo professor; uma parcela considerável de discentes afirma já ter sofrido bullying em sua trajetória escolar; que gostariam de atividades de lazer como participar de equipes esportivas e aprender a tocar instrumentos musicais; a maior parte dos estudantes não deseja seguir nas áreas de formação profissional dos seus cursos e deseja sair de sua cidade de residência; como efeitos da pandemia, é relatado que o aprendizado foi considerado ruim ou péssimo pela maioria e surgem o desenvolvimento de transtornos de ansiedade e o uso exagerado das redes sociais. Com essas considerações, entre outras, é possível pensar em ações de combate aos pontos possíveis de causarem dificuldades na permanência e êxito do estudante de ensino médio do campus Veranópolis.



Palavras-chave


Permanência e êxito; Educação; Estudantes.

Texto completo: PDF