Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Projeto de monitoria por pares no campus Veranópolis
Leticia Macena de Oliveira, Laís Cirne Avila da Fonseca, Gabriel Abreu Mussato, Otonio Dutra da Silva, Sofia Klein Prescendo, Felipe Rian Anacleto, Tiago Zanella Pancotto, Valentina Luisa Ecco, Monicky Alves Ziliotto

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O Projeto de Ensino “Monitoria de Alunos por Pares em Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Veranópolis - foi idealizado a partir da necessidade de oferecer outros momentos de aprendizado, além dos da sala de aula, aliado ao um suporte às ações de ensino que visam à permanência e êxito dos estudantes. O projeto busca auxiliar os estudantes que apresentam dificuldades nos conteúdos abordados, podendo sanar dúvidas e fixar conceitos, através de momentos de aprendizado compartilhados entre estudantes, estudantes monitores e professores. As monitorias oferecem aos estudantes participantes explicações e atividades extras, desenvolvidas pelos estudantes monitores em conjunto com os professores responsáveis. Os principais objetivos do projeto são: ampliar as oportunidades e buscas por saberes adicionais; conceder ao estudante monitor o aumento de conhecimentos pedagógicos; fazer com que o estudante monitor procure um conhecimento mais aprofundado; desenvolver novas metodologias de ensino; apresentar atividades extras e materiais complementares; oferecer momentos de compartilhamento de informações e ideias; proporcionar melhoria nas notas finais e trimestrais dos estudantes participantes; auxiliar na permanência e êxito dos estudantes. Para isso, estão sendo ofertados momentos de atendimentos presenciais pelos estudantes monitores. Os monitores preparam, com o auxílio do professor da disciplina, materiais para trabalharem com os estudantes participantes. Por exemplo, os monitores de física auxiliam o professor na preparação dos equipamentos do laboratório de ciências, na elaboração de roteiros experimentais e no atendimento aos estudantes durante a execução dos experimentos em aula. Nas monitorias de língua portuguesa e de língua inglesa, os monitores trabalham com instrumentos de avaliação já utilizados na disciplina. Além desses materiais, outras questões costumam ser abordadas de acordo com as demandas apresentadas pelos estudantes participantes. Em matemática, os monitores auxiliam na resolução de trabalhos avaliativos e listas de exercícios feitas pelo professor. Umas dessas demandas foi a solicitação dos estudantes por monitoria, não somente no contraturno, mas durante as atividades de sala de aula. Os monitores, por iniciativa própria, começaram a realizar atendimentos durante as práticas, tais como resolução de exercícios e testes conceituais. Até o momento, o projeto já atendeu diversos estudantes e tem mostrado um melhor desempenho acadêmico. Um ponto negativo que pode ser destacado, e que necessita de estratégias para melhorias, é o fato de que, mesmo tendo estudantes que frequentam a monitoria com regularidade, a maioria procura o auxílio apenas nas semanas de avaliação das disciplinas. Por consequência, os monitores, nesses períodos, fazem atendimentos em grupos, não conseguindo focar nas dificuldades particulares de cada estudante.


Palavras-chave


MONITORIA, SUPORTE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ATENDIMENTO

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